ÚLTIMA HORA : ESCOLA da Lapa do Lobo vai mesmo encerrar

Foi isto que o presidente da Câmara comunicou aos Lapenses na reunião de hoje.

Em breve mais desenvolvimentos.

13 comentários a "ÚLTIMA HORA : ESCOLA da Lapa do Lobo vai mesmo encerrar"

  1. É triste dizer isto: A junta da Lapa andou a dormir. Podiam ter contado com os alunos, que foram matriculados fora. Se isso tem acontecido, continuavamos com a escola na Lapa. Por muito que não gostem de ouvir, mas têm que ouvir a realidade
    Veja-se Aguieira e Val de Madeiros que se aguentaram muito bem e nem freguesia sâo.
    Ai, ai, senhora Junta da Lapa. Agora o tempo já não volta para trás. Ao menos que pensem bem sobre o edificio da escola. Vender? Nunca. A escola é PATRIMÓNIO da Lapa. Por ali já passaram os nossos avós.

    • além de não contactarem os pais dos alunos que foram matriculados fora, ainda deram o exemplo de matricular os seus filhos e netos fora da nossa Escola, por isso pergunto eu, qual a vontade destes senhores da Junta lutarem pela Escola da nossa terra, sim da nossa terra, mas não da Terra deles pois eles não são Lapenses.

    • Totalmente de acordo. É a Junta que temos. Que havemos de fazer. Nós é que votámos neles. Resta aguardar e substitui-los por Lapenses. Chega de não Lapenses. Alguma vez os nossos antepassados aceitavam isto? A desolação impera no nosso povo. Saiu o Salomão acabou a Junta. Com os seus defeitos o Salomão tudo fazia pela Lapa. E agora?

  2. Se o novo centro escolar em Canas vier mesmo a existir, podem existir duas possibilidades
    -a melhor: dentro do perímetro da actual escola secundária. Barata e funcional porque a escola já tem equipamentos importantes e não valeria a pena repetir a sua construção.
    -não sendo possivel arranjar maneira de adquirir o espaço da antiga CUF. Um espaço com espaço para se fazer muita coisa boa.

  3. A lapa andou a ser empurrada para esta situacao a um ano e a camara que agora quer sair vitoriosa sabia desta situacao.
    Apenas show

    • caro amigo/a não venha para aqui lançar nuvens de fumo.
      deixe a cmn em paz
      a junta da lapa porque reside na lapa tinha a obrigação de acautelar a situação

      e não o fez

      dormiu o sono dos justos
      não foi perspicaz
      não esteve atenta

      enfim o assunto passou-lhes ao lado

      e portanto perante o povo da lapa não se livram da enorme
      censura de que são alvo neste momento

      não dizemos isto só para penalizar a junta
      dizemos só para dizer que os responsaveis pelo fecho
      da escola da lapa são o governo e a junta

      o governo porque decidiu
      e a junta porque andou a dormir

    • Embora tenha por missão diariamente colocar comentários desabonadores para a Câmara, as coisas tambem têm limites. Caramba para si a Câmara não acerta uma. Aponte no seu bloco que a escola fechou e teve DOIS responsáveis. O GOVERNO (o seu governo) e a JUNTA (do seu partido e governo). que dormiu no pedaço, não tendo uma conduta proactiva, inteligente que permitisse manter a escola.
      Por mais que se esforce não faz a cabeça das pessoas da Lapa. Vá lá e veja o que dizem. A junta da Lapa humildemente devia era pedir desculpa aos pais e aos Lapenses dizendo que se distrairam

      Isso é que era bonito

      Show quem faz é o caro comentador que apenas tenta safar o seu partido, o seu governo e a sua junta, ÚNICOS RESPONSAVEIS PELO FECHO DA ESCOLA PRIMÁRIA DA LAPA.

    • Por mais que tentem passar, agora que a coisa infelizmente correu mal, que a culpa de tudo isto é da Junta, não é. Ou antes não o é só. É um esforço concertado no bate boca na terra e pela blogosfera a empurrarem a culpa para um bode expiatório para ver se alguns passam entre as pingas da chuva. Esquecerm-se, deliberadamente, dos outros 2 CO-RESPONSÁVEIS em igual medida: Câmara de Nelas e Agrupamento de Canas. Devem pensar que as pessoas se deixam enganar e que andamos todos distraídos. Então só a Junta é que tinha conhecimento do número insuficiente de alunos? E os serviços de Educação da Câmara? E o Agrupamento que é responsável pelas matrículas? E a autarquia que recebe toda a informação? A Junta tem culpa? Sim, muita. Pela inação. E agora em vez de se ter vista obrigada a toda esta mise en scéne devia ter feito o que lhe competia – Trabalha no seu devido tempo. E não o fez. Da mesma forma que a CÂMARA também andou a dormir e nada fez quando o devia ter feito. Já sabiam há muito que a Escola da Lapa não tinha 20 alunos e que a lei é clara (o presidente deve saber isso, ou não?). Então porque não atuaram no seu devido tempo? Andaram a dormir? Acordaram tarde? Ou deixou-se correr o assunto para haver este aparato para consumo interno? Pois… E o Agrupamento de Canas? Se calhar era o que pretendia… nada fez para inverter a situação, agora comporta-se como se não fosse nada com eles. Meus caros, TODOS estes 3 tiveram responsabilidades grandes: na inação, no não terem feito o que deviam no seu devido tempo, no não terem acautelado a sustentabilidade da escola quando deviam. Para quê agora isto? Os presidentes da autarquia e da junta não conhecem a lei? Julgam mesmo que davam a volta ao espírito da lei com reuniões e manifestações? E alguém acreditou neles? Querem enganar quem? Sejamos sérios: a lei, que julgo injusta e cega, é no entanto clara. E é a que está em vigor. HÁ ANOS. Se não fizeram o que tinham a fazer no seu devido tempo, tudo agora, infelizmente, é folclore. Se realmente quisessem salvar a Escola da Lapa tinham agido a tempo. E não era tão difícil assim conseguir os poucos alunos que faltavam para esse efeito. E agora? valeu a pena? A Lapa fica sem a sua escola primária por manifesta incúria e por taticismo político mal calculado e pueril.
      NELAS XXI.

    • Sr Nelas XXI até que gostei do seu comentário. Só que Vª Exª não conhece algumas cartas do baralho. Se soubesse que crianças filhas de cabecilhas da junta foram matriculadas fora, talvez mudasse de opinião ou pelo menos a corrigisse. Como Lapense é triste saber que os próprios dirigentes da Junta matricularam os seus descendentes noutras escolas. Ou seja borrifaram-se para a escola da Lapa, para a Lapa, para os outros pais e em ultima análise para as crianças filhas dos outros pais. Foi uma decisão muito infeliz. Que politicamente poderá merecer algum tipo de censura. Não lhe parece?

    • Meu caro Anonymus de 22 de setembro às 20:59, obrigado pelo cumprimento. Deixe-me no entanto dizer-lhe que, neste processo, conheço muito bem quer as cartas, quer o baralho. Bem como os bluffs, trunfos e afins. Quanto às "crianças filhas de cabecilhas da junta (que) foram mariculadas fora", se voltar a ler o texto verá que não preciso nem de mudar de opinião, nem de corrigir. Também digo isso: "A Junta tem culpa? Sim, muita. Pela inação. E agora em vez de se ter vista obrigada a toda esta mise en scéne devia ter feito o que lhe competia – Trabalha no seu devido tempo. E não o fez. Da mesma forma que a CÂMARA também andou a dormir e nada fez quando o devia ter feito. Já sabiam há muito que a Escola da Lapa não tinha 20 alunos e que a lei é clara". Compreendo a sua angústia/dor enquanto Lapense, acredite que a minha como munícipe é igual. Ou pelo menos parecida, uma vez que o meu caro a sente na pele, como os seus conterrâneos. Mas o espírito é o mesmo. Mas mantenho o que disse, o processo, infelizmente também para todos, é uma amálgama de equívocos e incompetências. De todos os agentes que referi. E agora já não há nada a fazer. Lamento profundamente, como munícipe, o encerramento de mais uma escola do concelho, mas particularmente manifesto a minha solidariedade com os lapenses, em particular com quem mais perdeu: as Crianças.
      NELAS XXI.

  4. fechar as escolas é inevitável, umas por falta de alunos outrras por degradação dos edificios, até as de Canas têm o destino traçado mais ano menos ano. Ir para uma escola melhor e proporcionar aos nossos filhos e netos as melhores condições, é a nossa principal tarefa e obrigação. Cumpra-se a carta educativa e faça-se o centro escolar da area de Canas, FAÇAM-NO até se quiserem na Lapa, mas façam-no e deixem de prejudicar gravemente os alunos.

  5. É sabido que a câmara quer tirar o seu quinhão a pensar nas eleições daqui a 3 anos!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies