Museu Municipal de Carregal do Sal associa-se às Jornadas Europeias do Património

O Município de Carregal do Sal aderiu, uma vez mais, às Jornadas Europeias do Património, através do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria.
Assim, nos próximos dias 26, 27 e 28 de setembro, sucedem-se as visitas que atestam a riqueza, variedade e diversidade do património concelhio indo ao encontro do tema de 2014 destas Jornadas Europeias. 
“Património, Sempre uma Descoberta” é portanto o desafio lançado pela instituição museológica para umas jornadas concelhias que encerram com chave de ouro – uma visita pedonal ao Património Natural e Paisagístico da Orla do Mondego, com início marcado para as 9:00horas, junto ao Lagar de Varas de Parada.
Os interessados em participar podem inscrever-se no Museu Municipal ou pelo telefone n.º 232960404.
No final do percurso, estará à disposição dos caminhantes o autocarro municipal, que garantirá o regresso a Carregal do Sal. 

“Desde tempos ancestrais que ao longo das margens do Rio Mondego se estabeleceram uma diversidade de habitats e privilegiados ecossistemas que evoluíram em sintonia com as necessidades de sobrevivência do Homem, cujos testemunhos memoriais estão indissociavelmente ligados à ocupação de um espaço vivencial onde não faltou o moleiro ou pastor, agricultor ou pescador. Ao longo deste percurso terá oportunidade de contemplar fabulosas joias de biodiversidade, pequenos quadros de pintura viva, onde os tons puros e de rara beleza paisagística não foram perturbados pelo progresso. (…) 
Ao prosseguir a contemplação e imensidão da beleza da paisagem poderá ainda apreciar o encanto de pequenas ribeiras e riachos, fios de água nascente que escorrem por penhascos ou em leitos apertados e que engrossados pelas águas de Inverno dão origem a belíssimas quedas de água como terá oportunidade de ver.
Estes recantos naturais são envolvidos e rematados de peculiares e variadíssimos tipos de vegetação autóctone (…). Nas margens e vertentes, por vezes abruptas, é ainda possível ver aqui e ali velhas ruínas de antigos moinhos retratando o modo de vida de civilização tradicional, assim como restos de firmes estruturas de vestígios de açudes (…)

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies