Cágado encontrado em Casal Sancho recupera no CERVAS

Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial de Mangualde procedeu à recuperação de um Cágado Mediterrânico (Mauremys leprosa). Este espécime foi encontrada por uma condutora na Estrada Nacional 231, em Casal Sancho, Santar – Nelas, quando tentava atravessar aquela via. Nas proximidades do local onde foi encontrado não é conhecido um possível habitat natural desta espécie, visto ser originário de zonas húmidas.  O Cágado foi entregue no CERVAS, em Gouveia com vista à sua recuperação. A captura ilegal de animais desta espécie é um dos fatores que pode ameaçar algumas das suas populações. Outro fator de ameaça é a introdução de espécies exóticas. Finalmente, a alteração e destruição do habitat também pode levar à fragmentação ou mesmo ao desaparecimento de algumas populações desta espécie.

2 comentários a "Cágado encontrado em Casal Sancho recupera no CERVAS"

  1. Será um ET ?

  2. É estranho aparecer uma animal daquele espécime no referido local !
    É de louvar a atitude tomada pela pessoa que o encontrou, embora seja uma atitude normal, própria de uma sociedade civilizada: proteger a vida animal ; e ,no caso concreto, tratá-lo e devolvê-lo ao seu habitat natural.
    Parabéns aos intervinientes desta ação.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies