1º Concurso Gastronómico – Sabores que Conquistam – em visita aos aderentes

No âmbito do 1º Concurso Gastronómico – Nelas – Sabores que Conquistam, decorreram nos dias 14 e 15 de Agosto, as visitas e respetivas provas aos estabelecimentos aderentes, tendo tido como júri a vereadora do município, Sofia Relvas e os conceituados Chefes Nuno Diniz e Diogo Rocha.
O concurso teve como principais objetivos a promoção, qualidade e diversidade da oferta gastronómica do Concelho de Nelas e contou com participantes nas áreas da restauração e pastelaria.
Na área da restauração participaram o restaurante Fonte do Ouro (Nelas), o Restaurante/Pizzaria O Concerto (Nelas), o restaurante a Jaca (Nelas), o restaurante O Francês (Nelas), o Hotel Pantanha/Restaurante a Moderna (Caldas da Felgueira), a Taberna do Chef (Nelas), o restaurante O Pelourinho (Canas de Senhorim), a Quinta do Castelo (Nelas) e o restaurante O Brazão (Nelas)
Na área da pastelaria participaram a Padaria/Pastelaria Salinas (Nelas), a Padaria/Pastelaria Pérola Doce (Nelas) e a Pastelaria conventual Doce Fasquia (Casal Sancho).
Todos os estabelecimentos participantes apresentaram os seus melhores pratos/produtos, acolhendo os membros do júri com o já conhecido “bem receber”, em ambientes agradáveis e descontraídos que superaram as expectativas com a sua qualidade e diversidade gastronómica.
Muitos destes sabores irão estar presentes na Praça de Alimentação na 23ª Feira do Vinho do Dão nos dias 5, 6 e 7 de setembro.
Faça como os nossos chefes e deixe-se conquistar com os sabores que Nelas tem.
Sobre os Chefes:
Chefe Diogo Rocha
Diogo Rocha nasceu na Urgeiriça em 1983, fazendo o seu percurso escolar até ao 9º ano nas escolas de Canas de Senhorim, iniciando a sua formação na área da gastronomia na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo de Coimbra onde terminou o 12º ano. Apesar da sua formação nesta área ter iniciado após o 9º ano, Diogo já nutria o gosto pela cozinha desde criança, gosto esse transmitido pelo seu pai.
A sua formação prosseguiu para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde fez a licenciatura em Produção Alimentar.
A restauração acompanhou-o durante toda a sua formação, fator preponderante para alcançar desde cedo o sucesso.
Após a sua saída do ensino superior Diogo trabalhou um ano no Hotel da Urgeiriça, passando depois para o grupo Dão Sul, onde agarrou o desafio de ser Chefe executivo durante três anos e meio.
Atualmente Diogo é o Chefe executivo da Quinta de Lemos e participa em diversos eventos nacionais e internacionais, representando Portugal juntamente com outros chefes de renome, sendo convidado por este executivo municipal a ser a “cara” deste 1º Concurso gastronómico, Nelas – Sabores que conquistam, fator que muito orgulha o município, já que pode contar com um grande nome da cozinha nacional natural do nosso concelho.
Chefe Nuno Diniz
Nuno Diniz, nasceu em Lisboa e é um dos grandes nomes da cozinha portuguesa. Atualmente é o Chefe executivo do Hotel York House, do Grémio Literário e da Lisboa Rota das Sedas. Escreve regularmente crónicas em algumas revistas portuguesas da especialidade.
Começou muito jovem o seu percurso gastronómico passando por cozinhas de todos os continentes.
A partilha de conhecimento é dos seus maiores prazeres, tendo já feito uma “viagem” pelas escolas Profissionais de Hotelaria e Turismo de todo o país, de norte a sul, onde deu aulas teóricas e práticas a alunos e professores.
Foi conselheiro no programa da RTP1, Top Chef, onde orientava os concorrentes na confeção dos pratos.
Foi com um enorme orgulho que o executivo viu este grande nome da gastronomia a aceitar o desafio de fazer parte do júri do 1º Concurso Gastronómico, Nelas – Sabores que conquistam, visitando os nossos espaços, as nossas gentes e o que de melhor cá se faz.

2 comentários a "1º Concurso Gastronómico – Sabores que Conquistam – em visita aos aderentes"

  1. Aproveito esta oportunidade para homenagear a Senhora Mafalda, que para mim foi a melhor cozinheira de Nelas, e de quem guardo gratas recordações dos meus tempos de infância.
    A Senhora Mafalda era mãe dos Senhores Serafim e Olímpio e bisavó do Dr. Borges da Silva.

  2. Não entendo como é possível alguns dos restaurantes de referência do Município de Nelas não estarem presentes.

    Os mais conhecidos:
    Restaurante Zé Pataco
    Restaurante Bem Haja
    Restaurante o Castelo
    Restaurante Passo dos Cunhas
    Restaurante Hotel Urgeiriça
    Restaurante Grande Hotel das Caldas da Felgueira

    Pelos vistos é um concurso de tascos.
    Chef Diogo, não haveria mais nada para mostrar na nossa gastronomia?

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies