Sabores do Dão de hoje

Recentemente estive presente no evento Prove Dão e Lafões, em Viseu. Um evento de bastante charme, em que também se colocou em evidência a componente gastronómica regional, contando, também, com a presença de vários produtores de vinho do Dão. 
Aproveitei para degustar alguns vinhos, vários de colheitas bem recentes, e outros já disponíveis algum tempo.
Uma das principais constatações gerais dos vinhos, foi a sua qualidade, vinhos polidos, bem definidos, com harmonia de sabores, taninos bem trabalhados nos tintos, brancos muito sofisticados, refrescantes e bem sedutores.
Fiquei muito bem impressionado, com os vinhos das Cooperativas presentes, onde a binómino qualidade preço dos vinhos, é claramente um dado adquirido. Vinhos que têm beneficiado com a evolução técnica, apresentando um package de argumentos, que será difícil de bater em termos comerciais.
Também um par de produtores que não conhecia, ou conhecia mal, de muito menor dimensão, de vinhos muito bem elaborados, fruta de qualidade, frescos e de estrutura afirmativa.
No entanto, assaltou-me uma ideia, que não posso deixar de reflectir muito rapidamente. Fiquei com a impressão já referida, de que a qualidade dos vinhos é inquestionável, mas senti alguma homogeneidade de sensações, fruto da apurada evolução enológica. 
Em última análise, como é evidente, os vinhos terão que ser impecáveis em termos de balanço, afinação, etc. Mas, a originalidade e personalidade dos vinhos da região, que correspondem à sua diferenciação e estão na base da noção de DO (Denominação de Origem), e em última análise de “terroir”, poderão de alguma forma ficar comprometidas, especialmente nos vinhos mais ambiciosos em termos de posicionamento. 
Os vinhos da região através dos seus agentes e entidades, regressam ao radar dos consumidores e enófilos, especialmente pela qualidade, pelo que o correcto balanço entre a componente comercial e de personalidade deverá ser correctamente ponderada. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies