“Grande barragem” é a etapa final rumo à inauguração do Parque Ecológico da Lapa

   

   A “grande barragem” encontra-se em fase adiantada de execução, com a colocação de telas para posterior enchimento e irá concluir o Parque Ecológico da Lapa do Lobo. “Será um magnífico lençol de água que vai enriquecer muito o projeto”, adiantou ao nosso jornal o seu promotor, Carlos Cunha Torres, explicando que será um ” reservatório cuja utilização por meios aéreos de combate aos incêndios está já acordada com os Bombeiros”. “Existe ainda outra charca onde se situa um posto dissimulado (em madeira) de observação de aves e de outros animais que ali vão beber”, contou-nos, isto para além de “dois magníficos miradouros em madeira e ferro dos quais se consegue ter uma fantástica vista das 4 serras circundantes (Estrela, Açor e Lousã e ainda Caramulo). Um dos miradouros dispõe de um pequeno anfiteatro, próprio para vários ouvintes poderem desfrutar a paisagem sentados e ainda poderem escutar alguma dissertação pedagógica sobre a envolvência natural.Foi ainda totalmente recuperado (conforme o original) um moinho de água que está a funcionar e apto a moer milho.Finalmente serão definidos diversos percursos pedestres assinalados, embora a respectiva sinalização não esteja ainda instalada”.

    Recordamos que, como avançámos em primeira mão em Abril, a área total do Parque é de 60 hectares, toda vedada, onde pontuam as espécies autóctones: pinheiro bravo e manso e um grande carvalhal e uma área de olival, estando aindaprevista uma área para plantação de medronho. O espaço não será “público”, no sentido de qualquer pessoa ali poder entrar, pois irá destinar-se essencialmente aos hóspedes das “Casas do Lupo” e a grupos de visitantes (escolas, lares de 3ª idade, associações de defesa ambiental, clubes de pedestrianismo, jornadas de pedestrianismo, etc), mas sempre visitas antecipadamente agendadas e autorizadas estando ainda prevista a organização de várias jornadas pedagógicas – sobretudo dirigidas aos Agrupamentos de Escolas da região – sempre relacionadas com a defesa ambiental.

1 comentário a "“Grande barragem” é a etapa final rumo à inauguração do Parque Ecológico da Lapa"

  1. trata-se de um projeto essencialmente comercial..

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies