Autarquia acelera nos investimentos em Canas

A Câmara Municipal prossegue os investimentos em Canas de Senhorim, potenciadores de desenvolvimento económico local, ambiental, social e cultural, comprovados pela aquisição de terrenos para a ampliação da Zona Industrial da Ribeirinha, limpeza de estradas, caminhos agrícolas e florestais, despoluição da Ribeira da Pantanha, bem como através do Protocolo estabelecido com os Bombeiros Voluntários da freguesia para constituição de equipa de intervenção rápida e vigilância florestal móvel armada e do Protocolo de colaboração para construção de auditório no Quartel da mesma Corporação.  
Neste sentido, a Câmara adquiriu recentemente cerca de 2640m2 de terreno para ampliação da Zona Industrial da Ribeirinha estando já agendada, a curto prazo, a compra de mais 10.000m2, adquiridos a diversos proprietários, que vai permitir a instalação de novas unidades empresariais e industriais e também a construção de um novo arruamento que muito melhorará o acessos e circulação no local. Nas imediações está previsto para breve, a realização dos trabalhos de conclusão das Rotundas na EN 234, com a colocação final da camada de desgaste em alcatrão. 
Na Zona Industrial do Chão do Pisco continuam as obras de construção da estação elevatória, que permitirá que a Ribeira da Pantanha deixe de receber qualquer efluente industrial das unidades empresariais aí instaladas, sendo todos os efluentes conduzidos para a ETAR 2 de Nelas, que está a ser dotada de equipamento e trabalhos, sobretudo motores e limpeza, que vão permitir minimizar em larga escala as consequências ambientais dos efluentes que constituem, neste momento, obrigação e prioridade municipal. 
No âmbito da prevenção aos fogos florestais, continuam os trabalhos de limpeza e alargamento de estradas e caminhos agrícolas, nomeadamente a limpeza da estrada de Vale de Madeiros para as Caldas da Felgueira, 10 metros de cada lado, incluindo 10 metros em redor do cemitério da localidade, que não era limpa há mais de 5 anos e que já não permitia o trânsito em segurança. Intervencionados foram já os caminhos da encosta do rio Mondego, desde a Lapa do Lobo até Vale de Madeiros, com máquina de rastos e niveladora, bem como efetuada a limpeza urbana nas localidades. Os trabalhos vão ter continuidade até que toda a rede viária florestal fique acessível e operacional. Na localidade das Caldas da Felgueira decorrem os trabalhos de corte de mimosas e arranjo de jardins.   
Sendo os incêndios florestais, um flagelo que afeta o Concelho e todo o Território Nacional, e que se assume como uma das principais preocupações que norteiam a ação da Câmara Municipal, foi assinado também no passado dia 13 de Maio, um Protocolo com os Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, para dotar a freguesia com equipas permanentes, tecnicamente dotadas e preparadas para fazer vigilância armada e deteção de incêndios, bem como de proceder ao combate e assegurar o rescaldo e a vigilância pós-incêndio, no sentido de garantir condições para que, em permanência, se assegure uma vigilância armada e uma primeira intervenção no combate rápida e eficaz, assim como uma melhor cobertura pré-hospitalar.
Ainda com a mesma Corporação assinou um Protocolo de colaboração com vista à construção de um auditório (lotação 90 lugares) e refeitório no edifício sede dos Bombeiros, um válido reforço da autarquia para a dinamização das associações culturais da freguesia e que permite um intercâmbio entre as demais do concelho, beneficiando a promoção e difusão das ações culturais. 

1 comentário a "Autarquia acelera nos investimentos em Canas"

  1. Lamentável, chamar a isto investimentos!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies