Antigos mineiros da ENU manifestaram-se hoje em frente à residência de Pedro Passos Coelhos

O presidente da associação dos ex-trabalhadores das minas de urânio (ATMU), António Minhoto, disse à agência Lusa que a ação contará com “uma grande representação dos ex-mineiros e familiares” e também com “a solidariedade de muitos outros que irão engrossar o protesto, que se inicia em manifestação desde a basílica da Estrela até à residência do primeiro-ministro”.
A ENU explorava as minas da Urgeiriça, no concelho de Nelas, e os antigos trabalhadores lutam para que sejam pagas indemnizações aos familiares dos colegas que morreram com cancro, devido à exposição à radioatividade.
António Minhoto disse ainda à Lusa:
“Ao fim de 14 anos, continuam a empatar-nos. Não se pode continuar a adiar a justiça para com os ex-trabalhadores da ENU, que estão doentes, e para com os familiares de colegas que morreram com cancro devido à exposição à radioatividade”.
O presidente da ATMU referiu à agência que foram recentemente ao Parlamento Europeu expor os seus problemas e que receberam “a solidariedade de muitos deputados europeus” que subscreveram um comunicado enviado ao governo português. No entanto, o governo e a maioria PSD/CDS continua a não dar respostas “assim como continua a não ser dado seguimento à resolução aprovada na Assembleia da República”.
A resolução, de 2013, recomenda ao Governo que proceda à realização de um estudo científico aos ex-trabalhadores e mineiros, para que se confirme a influência nefasta da exposição ao urânio.
António Minhoto afirma: “Quase um ano depois de o documento ser publicado, nada foi feito. A partir de agora, mostramos toda a indisponibilidade para qualquer estudo científico a realizar, tendo em conta que se houvesse alguma seriedade por parte dos proponentes desse tal estudo, PSD e CDS, o mesmo já se tinha realizado”.

1 comentário a "Antigos mineiros da ENU manifestaram-se hoje em frente à residência de Pedro Passos Coelhos"

  1. Bom dia senhor Antonio Minhoto.
    Já se esqueceu do meio ambiente em Nelas?

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies