Livros Fechados com Mundos lá dentro na FLL

Livros Fechados com Mundos lá dentro foi uma visita – oficina à exposição “Autor entre Autores”, criada e orientada por Ana Lúcia Figueiredo e Rui Fonte, numa programação partilhada entre a Galeria, a Biblioteca e o Projeto Alcateia – Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo. 

De 28 de abril a 9 de maio, num total de 27 sessões, foram recebidos, com esta atividade, quase 600 alunos e professores, desde o Ensino Pré-Escolar ao 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, das escolas de Canas de Senhorim, Carregal do Sal e Nelas.
A Menina Alice e o Senhor Aristides, personagens – guias, conduziram os visitantes numa viagem pelo universo literário de 34 autores da região (dos concelhos de Carregal do Sal e de Nelas). 
Entre livros de ficção, poesia e história da nossa terra e das nossas gentes, ouviram-se rouxinóis, descobriu-se um lobo, declamaram-se carregalíadas, bebeu-se chá com 2000 anos, apagou-se um incêndio de 1930 e carimbaram-se passaportes. Para viajar sem sair do lugar! Porque há objetos feitos de papel, palavras e pensamentos, que se chamam livros. Há livros abertos e livros fechados. Ou… por abrir! São documentos, conjuntos de folhas de papel, obras de arte, diários de viagem, objetos… 
Através de um percurso por livros e manuscritos, esta visita foi um convite à compreensão e à criação a partir do objeto expositivo, bem como à descoberta da história, do património, da cultura e dos protagonistas que fazem parte deste território.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies