CPCJ e autarquia de Nelas assinalam o mês da prevenção dos maus tratos na infância

No intuito de consciencializar a comunidade local para a importância da prevenção da violência infantil e para o fortalecimento dos laços familiares, a Câmara Municipal de Nelas e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Nelas associam-se à iniciativa Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, através da realização de diversas acções de divulgação e informação. 
Assim, no dia 30 de Abril, decorre, na Biblioteca Municipal de Nelas, pelas 21h00, a Palestra “Prevenção de Maus Tratos Infantis”, actividade que pretende ser palco de reflexão sobre esta temática e onde serão debatidos os diversas comportamentos ou acções realizados por pais, familiares, educadores ou outros, que provocam danos físicos ou psicológicos e que vão contra os direitos da criança, dificultando o desenvolvimento psicomotor, intelectual, moral ou afetivo desta. Dirigido a profissionais da área, pais, crianças e população em geral, esta Palestra conta com as intervenções da Dra. Maria Manuela Serra Salgueira, Presidente da CPCJ de Nelas, Dra. Sandra Isabel da Costa Fontoura, Procuradora Adjunta do Ministério Público de Nelas, Dra. Maria José Mouraz Lopes dos Santos, Perita Médica do Instituto Nacional de Medicina Legal no Gabinete Médico Legista de Viseu e Dra. Susana Isabel Cardoso Alves de Amaral, Formadora, Auditora e Consultora de Economia Social. Segue-se inauguração da Exposição composta por desenhos e trabalhos manuais elaborados pelos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas, uma acção que pretende envolver toda a comunidade escolar do Concelho, sensibilizando os mais jovens para esta problemática, de modo que estes se tornem adultos responsáveis e atentos, capazes de um papel interventivo na sociedade. Ao longo deste dia, as crianças são convidadas ainda a usar uma t-shirt ou camisola de cor azul, numa alusão ao Laço Azul, símbolo da luta contra a violência infantil. 
Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, a Câmara Municipal de Nelas e a CPCJ colocaram também no Edifícios dos Paços do Concelho e Multiusos de Nelas faixas informativas e um Laço Azul gigante, ao mesmo tempo que foram distribuídos nas Escolas flyers com a História desta Campanha.
De carácter educativo, esta iniciativa adquire um sentido reforçado na tomada de consciência que é necessário responsabilizar toda a sociedade para a erradicação de maus tratos, promovendo um maior envolvimento comunitário na denúncia destas situações e no reconhecimento da protecção dos Direitos da Criança. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies