Câmara de Nelas comemora o 25 de Abril com vasto programa de eventos

Para assinalar as Comemorações do dia 25 de Abril, que este ano celebra os 40 anos, a CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS promove um conjunto de actividades diversas, que têm início pelas 09h30, na Praça do Município, com o tradicional Hastear de Bandeiras, acompanhado pela Fanfarra e Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Nelas, seguindo-se, a Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal de Nelas, às 10h30, no Auditório do Edifício Multiusos. Em Canas de Senhorim, o Hastear de Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Voluntários desta Vila está marcada para as 10h00, seguindo o Desfile da Fanfarra da Corporação pelas ruas da Vila.
Do programa faz parte também a Caminhada por Abril, promovida pela ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, com saída de Urgeiriça pelas 08h30, e o Passeio da Liberdade, Volta ao Concelho em Bicicleta, organizado pela Associação “Os Carvalhenses” de Carvalhal Redondo, com partida às 09h00 da sede da Associação. Numa iniciativa que visa marcar os 40 anos do 25 de Abril e promover o envolvimento de toda a população, o Departamento Regional da Segunda Secção de Viseu do Corpo Nacional de Escutas promove, pelas 12h00, o Lançamento de 500 Balões, na Escola Secundária de Nelas, actividade que promete trazer muita cor aos céus da Vila de Nelas. 
As Comemorações continuam pelas 16h00, no Largo da Misericórdia, em Santar, com o Concerto 40 Anos de Abril pela Sociedade Musical 2 de Fevereiro de Santar e Associação Filarmónica de Vilar Seco que apresentam um repertório musical preenchido, promovendo a cultura e a tradicionalidade filarmónica do Concelho. 
Pelas 21h00, sobe ao palco do Cine-Teatro Municipal um espectáculo misto de música e dança, pela Amarte, associação sedeada em Mangualde que traz a Nelas diversos momentos que vão desde a actuação da “Mad Orquestra” (projecto que pretende dar a conhecer, através de um estilo clássico, músicas pop e rock conhecidas pela maioria dos jovens), a dança “As Cidades”, inspirada na coreografia homónima música de Rodrigo Leão, à interpretação “Fad’ Out”, projecto musical composto por guitarra portuguesa, guitarra clássica, baixo e voz, culminando com “A Estátua”, peça elaborada a partir do texto de Luís Sttau Monteiro. 
Em Canas de Senhorim, a ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas da Urgeiriça promove, às 21h30, na Casa do Pessoal da Urgeiriça, a Sessão Pública “O 25 de Abril e a Luta dos Ex-Mineiros”, seguindo-se a actuação do Grupo de Cantares “Serões da Beira Alta”
Por sua vez, decorre na Fundação Lapa do Lobo, pelas 21h30, a Inauguração da Exposição “Autor entre Autores” que oferece aos leitores a possibilidade de descobrir e apreciar os trabalhos de cerca de duas dezenas de escritores da região. Desde a poesia aos romances, passando pelos contos e pelas monografias, esta exposição visa reconhecer a relevância da escrita e do trabalho literário desenvolvido nos Concelhos de Nelas e Carregal do Sal. A par da inauguração realiza-se também uma Conferência que pretende demonstrar os caminhos percorridos pelos escritores convidados, de acordo com os diversos estilos adotados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies