Câmara de Nelas promove vasto programa para assinalar os 40 anos da revolução de Abril

Para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, a Câmara Municipal de Nelas promove o programa ABRIL EM NELAS 2014, preenchido com um leque diversificado de iniciativas, que vão desde animação à música, poesia, ambiente, novas tecnologias e exposições. 
Assim, durante o mês de Abril, está patente, na Galeria de Exposições do Edifício Multiusos de Nelas, a exposição “O Capitão Homem Ribeiro: a sua terra natal e a 1ª Guerra Mundial”, onde podem ser visitadas diversas obras realizadas por pintores do Concelho de Nelas (Aires Santos, Nelson Santos, António Dias e Luís Rebello & Filho), pertences pessoais do Capitão Homem Ribeiro e objectos evocativos da 1ª Guerra Mundial, tais como jornais da época, armas, livros e condecorações.
De 12 a 20 de Abril, a Biblioteca Municipal António Lobo Antunes de Nelas acolhe a Exposição de Fotografia “Invasão Irracional”, da autoria de Filipe Patrocínio, resultado do Projecto Final da Licenciatura do curso de Artes Plásticas e Multimédia. Manipulando registos fotográficos de paisagens humanizadas da região Centro de Portugal, esta exposição pretende mostrar o poder de regeneração da natureza caso o Homem deixasse de habitar estes locais. No mesmo espaço, fica patente, de 21 de Abril a 09 de Maio, a exposição de chapéus “O que nos passa pela cabeça”, da Autoria do Arquitecto Keil do Amaral. 
Para a ocupação das Férias da Páscoa, a Câmara Municipal, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, desenvolve, entre 07 e 17 de Abril, diversas actividades lúdicas que visam a ocupação dos alunos do 1º CEB, num ambiente descontraído e divertido. Por sua vez, decorre, no Espaço Internet, entre 07 e 14 de Abril, a iniciativa P@scoa no Espaço Internet, dirigida às crianças dos 6 aos 12 anos, e que pretende despertar a atenção e o interesse pelas TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), alertar para os perigos da Internet, e ao mesmo tempo proporcionar momentos divertidos e educacionais, com a disponibilização de jogos, trabalhos em PowerPoint e desenhos no Paint.
No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, os alunos do 1º CEB dos Agrupamentos de Escolas do Concelho participam, no dia 16 de Abril, num Passeio Cultural na Zona Histórica de Canas de Senhorim, na companhia da mascote Gaspar que, de uma forma divertida e pedagógica, dará a conhecer os “Lugares de Memória” que fazem parte desta Freguesia. Com início na Casa Abreu Madeira, onde os alunos poderão conhecer os jardins e a Capela da Nossa Sra. da Conceição que integram este solar do século XIX, o passeio continua com uma encenação histórica junto do Pelourinho, e no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim onde apresentam o funcionamento dos antigos carros dos Bombeiros. Segue-se visita à Casa Visconde de Pedralva, na qual o Gaspar, numa alusão ao Arquitecto Francisco Keil de Amaral, explica a origem do Hino Nacional, culminando com visita à exposição de arqueologia na Biblioteca e Sala Museu José Adelino. Para o dia 18 de Abril, o Solar da Casa do Senas encontra-se, entre as 14h00 e as 18h00, de portas abertas ao público com uma visita guiada ao espaço museológico e exibição do Filme/Documentário “100 Anos de Património – Memória e Identidade”. Datada do século XVII, a Casa dos Senas, imóvel classificado de interesse local, possui um conjunto de valências, como a imponente escadaria de granito de zagão transformada numa galeria de exposição, um espaço dedicado à reconstituição do ambiente de uma Escola Primária da época do Estado Novo, sala de exposições que contém diversos utensílios rurais, nomeadamente uma réplica, em tamanho real, de uma moinho de água, Salão Nobre e biblioteca.
Para o dia 24 de Abril, está agendado, para as 14h00, no Auditório do Edifício Multiusos de Nelas uma “Reflexão sobre Portugal nos 40 anos do 25 de Abril”, com o Sr. Dr. Jorge Adolfo, professor da ESEV – Escola Superior de Educação de Viseu. Segue, pelas 21h00, a tertúlia “Dormir +, Ler melhor: a importância do sono”, com as intervenções de Dra. Helena Revelo Pinto e Dra. Teresa Rebelo Pinto. 
No dia 25 de Abril, as comemorações têm início pelas 09h30, na Praça do Município, Vila de Nelas, com o tradicional Hastear da Bandeira na Praça do Município, acompanhado pela Fanfarra e Corpo Ativo dos Bombeiros Voluntários de Nelas, seguindo-se, a Sessão Comemorativa da Assembleia Municipal de Nelas, com lugar às 10h00, no Auditório do Edifício Multiusos. Em Canas de Senhorim, o Hastear de Bandeiras no Quartel dos Bombeiros Voluntários está marcada para as 10h00, seguindo o Desfile da Fanfarra pelas ruas da Vila. 
Do programa das Comemorações do dia 25 de Abril faz parte também a “Caminhada por Abril”, organizada pela ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, que começa às 08h30, com saída da Urgeiriça. Ainda no âmbito desportivo, a Associação “Os Carvalhenses” organiza o Passeio da Liberdade, volta ao Concelho em Bicicleta, com partida às 09h00 da sede da Associação. A tarde é preenchida com o Concerto 40 Anos de Abril – Encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho, em Santar, com a participação da Sociedade Filarmónica 2 de Fevereiro de Santar e Associação Filarmónica de Vilar Seco. Pelas 21h00, sobe ao palco do Cine-Teatro Municipal, um espectáculo misto de música e dança, pela Amarte, associação sem fins lucrativos, com sede em Mangualde. Dividida em diversos momentos, os espectadores podem assistir à actuação da “Mad Orquestra” e à coreografia “As Cidades”, inspirada na coreografia homónima música de Rodrigo Leão. A noite prossegue com a interpretação “Fad’ Out”, projecto musical composto por guitarra portuguesa, guitarra clássica, baixo e voz, e por fim, com “A Estátua”, peça elaborada a partir do texto de Luís Sttau Monteiro. 
No dia 27 de Abril, decorre mais uma actividade desportiva, organizada pelo Núcleo Dão Nelas, “Caminhada da Sra. do Viso”, em Carvalhal Redondo, com início marcado para as 09h00. Para terminar o programa Abril em Nelas 2014, a Biblioteca Municipal de Nelas acolhe, no dia 30, pelas 21h00, a palestra e exposição subordinadas ao temas “Prevenção de maus Tratos na Infância”. Promovida pela CPCJ de Nelas, esta acção procura consciencializar para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, da família, para o exercício de uma parentalidade positiva, e da criança/jovem, para os seus Direitos.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies