Dia dos Moinhos comemorado no Rio Castelo em Senhorim

  No âmbito das Férias em Acção Páscoa 2014 a Câmara Municipal de Nelas e a Junta de Freguesia de Senhorim promovem, no passado dia 07 de Abril 2014, Dia Nacional dos Moinhos, uma visita de Estudo aos Moinhos do Rio Castelo em Senhorim, que contou com a participação de cerca de 100 alunos dos 1º CEB do Concelho.
  Com o intuito de dar a conhecer uma tradição ancestral, o passeio levou as crianças a conhecer o funcionamento dos moinhos movidos a água, numa das etapas do ciclo do fabrico do pão, que é a moagem de cereais. No Moinho das Poldras foi feito a moagem do milho, seguindo-se um pequeno atelier em que os alunos puderam amassar a massa da farinha de milho, conhecer o processo da cozedura em forno de lenha tradicional e, posteriormente, saborear o pão, num lanche convívio. 

  Seguiu-se uma visita ao Solar da Casa dos Senas, no qual os participantes puderam apreciar uma exposição subordinada ao tema da vida agrícola, que contém diversos utensílios rurais, nomeadamente, uma réplica, em tamanho real, de um moinho de água. Outros atractivos foram o espaço dedicado à reconstituição do ambiente de uma Escola Primária da época do Estado Novo, bem como a Galeria de Fotografias existente na Escadaria em Zagão, que retrata todos os lugares da Freguesia de Senhorim. 

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies