Oliveirense Rui Madeira assinala este ano 25 anos de carreira no automobilismo

Rui Madeira, piloto nascido em Oliveira do Hospital, comemora este ano 25 anos de carreira na competição automóvel.
Rui Madeira com o Ford Fiesta R5 iniciou este fim de semana a sua presença no Vodafone Rali de Portugal. A presença do primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994) foi acompanhado por Nuno Rodrigues da Silva que, naquelas épocas douradas também navegou o piloto natural de Oliveira do Hospital
Em Fafe o piloto efetuou nas três passagens desta edição do Fafe Rally Sprint “cronos” ao melhor nível (por duas vezes o segundo melhor piloto português e quarto lugar na Final), deixando antever o que poderá ser a sua prestação na prova rainha dos ralis em Portugal. Uma prova que, aliás, traz boas recordações à equipa: venceram em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições.
Nos 6,34 km de extensão do troço de Fafe-Lameirinha e num piso em condições irrepreensíveis assistiu-se a um verdadeiro espetáculo em todos os sentidos: nesta presença para assinalar os 25 anos de carreira, Rui Madeira assegurou o segundo melhor tempo entre os portugueses (4m 01.4s) na primeira passagem, sendo o oitavo da classificação geral. Já na segunda passagem, Rui Madeira voltou a ser o segundo melhor português (3m 57,6s) e sexto classificado da geral, altura em que salientou que “o piso continua em muito bom estado e menos escorregadio”. 
O piloto oliveirense assegurou um conjunto de tempos que lhe permitiu passar à derradeira passagem (a Final) desta edição do Fafe Rally Sprint. Rui Madeira foi o quarto classificado na Final entre os portugueses (3m56,7s), enquanto em termos da geral assegurou o décimo lugar da classificação geral. 
Rui Madeira diz que “o carro tem um excelente comportamento nas zonas de curvas encadeadas e também me surpreendeu bastante ao nível das suspensões. Estou motivado e confiante para este meu regresso ao Rali de Portugal. Ainda antes da partida para o Rali de Portugal vamos realizar teste na zona de Almodôvar com vista a acertar o set-up do carro com os pneus da Pirelli utilizados no Mundial.
Como balanço, Rui Madeira destacou que “foi uma experiência para jamais esquecer; é difícil expressar em palavras andar assim no meio desta multidão que marcou presença em Fafe. Para o Rali de Portugal tenho como primeiro objetivo terminar a prova e, se possível, entre as melhores três equipas portuguesas”. 
Rui Madeira destacou que “estou muito orgulhoso e espero que neste meu regresso esporádico consiga retribuir a todos as empresas, amigos e fãs que me apoiarem conseguir assegurar um bom resultado no Rali de Portugal que vai para a estrada entre os dias 2 a 6 de Abril no Algarve.
Luis Costa – texto e foto

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies