“Floresta protegida sempre” em ação pedagógica na União de Freguesias de Currelos, Papízios e Sobral

    O Núcleo de Proteção Florestal do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão e uma Equipa do GIPS deslocaram-se ontem de manhã a parte da área territorial da União de Freguesias de Currelos, Papízios e Sobral, no âmbito da Operação “Floresta Protegida. Sempre!”
    Dando seguimento ao plano de ação traçado, os agentes realizaram a primeira das duas ações previstas para esta Freguesia. A concentração realizou-se na sede da União de Freguesias onde à sua esperava estavam o Presidente da Freguesia e o responsável do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Carregal do Sal. Logo ali foram prestados esclarecimentos sobre o nemátodo do Pinheiro, doença que afeta a madeira do Pinheiro e sobre as obrigações em relação ao corte e transporte deste tipo de madeira.
   As equipas da GNR, acompanhadas pelo Técnico do Município e pelo Presidente da Junta dirigiram-se de seguida a diversos locais da Freguesia abordando populares a quem prestaram esclarecimentos sobre a limpeza de sobrantes e gestão de combustível; sobre o ato de proceder a queimas e queimadas e as obrigações inerentes às mesmas.