Requalificação da ZI da Ribeirinha e resolução da poluição na Ribeira da Pantanha arrancam em Abril

       O anúncio do presidente da CÂMARA, José Borges da Silva, foi feito no DIA da FREGUESIA em Canas de Senhorim, onde fez questão também de adiantar várias ideias e projetos para a freguesia, designadamente a possibilidade de recuperação das antigas instalações dos Fornos Elétricos, possivelmente para uma nova unidade industrial.

       A caminhada de Borges da Silva e do seu executivo no terreno, um pouco por todo o concelho, teve hoje em Canas um dia preenchido com muitos anúncios de medidas e projetos, o protocolo com os Bombeiros e ainda tomar o pulso mais uma vez da vila e da freguesia, que o presidente da Câmara considerou “ter a mesma importância que a sede do concelho, Nelas”, o que vem mais uma vez provar a grande dinâmica que o atual executivo está a imprimir à gestão autárquica. Ainda hoje ouvimos vários cidadãos de Nelas afirmarem que Borges da Silva e a sua equipa fizeram já mais por Nelas em 6 meses, do que Isaura Pedro em 8 anos, colocando a anteriormente letárgica e pesada máquina camarária a funcionar com grande pragmatismo – são notórios os arranjos, limpezas, embelezamento, buracos a serem resolvidos com eficácia e projetos realistas em curso – isto para não falar de uma política que é amiga do investimento privado, num concelho privilegiado para o efeito e que “nos 8 anos de poder de Isaura Pedro apenas conseguiu atrair para Nelas a falida Siveneer, que morreu à nascença”, como nos adiantou um comerciante local.
    Relativamente aos referidos anúncios de hoje, Borges da Silva revelou que “temos já orçamentado o custo para a colocação de brita e tout venant, desenhando uma estrada na ZI da Ribeirinha, o que numa primeira fase (depois poderemos enquadrar no quadro comunitário o restante), terá um custo de 250 mil euros”. A aquisição de terrenos para a ampliação deste núcleo industrial está também na mira de Borges da Silva.
    Outra novidade importante hoje anunciada, foi o arranque da construção da estação elevatória para encaminhar os efluentes da ZI do Chão do Pisco (em parceria com empresas locais) para a ETAR 2 de Nelas. Esta ETAR, que como adiantou BS “nem sequer lá tem nenhum motor” terá que ser também operacionalizada – “já pedimos um orçamento para o efeito”, adiantou. “O passivo ambiental que o concelho tem com o urânio e o rádio vai ter que ser por nós resolvido, pois temos que ter, até por causa do termalismo na Felgueira e o projeto da reserva ecológica a levar a cabo pela Fundação Lapa do Lobo, entre outros. boas condições ambientais no concelho – a Câmara tem que acompanhar assim o esforço dos privados no desenvolvimento sustentável do concelho”.
     Por último, o presidente da Câmara de Nelas revelou que pretende atrair investidores privados para o espaço de 14 hectares (um autêntico “elefante branco”) das antigas instalações dos Fornos Elétricos (tendo inclusive sido apresentadas à empresa Aquinos), tudo isto numa filosofia de apostar estrategicamente num concelho de Nelas fortemente industrializado, como sempre foi a sua vocação. “Vamos dar nestes 4 anos outro impulso, em termos de desenvolvimento, a Canas de Senhorim”, assegurou Borges da Silva.

9 comentários a "Requalificação da ZI da Ribeirinha e resolução da poluição na Ribeira da Pantanha arrancam em Abril"

  1. Finalmente, volta-mos a ter alguem com dinamica! Parabens, Dr. Borges da Silva.

  2. Lindos…tão amigos que nós já fomos.

  3. o ex-presidente da junta ainda não está no seu lugar, ou seja: fora da mesa mas já está à beirinha.
    esta é uma reunião dura para ele que sempre defendeu que: ele não quer indústria , a junta não quer e o povo de canas também não"
    a junta de canas será o maior entrave a qualquer realização, BS deve fazer as suas intervenções no parque da ribeirinha e afastar-se desta junta que nada tem a ver com Canas.

  4. O Ex mais o Imediato do Ex,pensam que :quem está no poder é a IP e MM!

    O Ex estava equivocado! Como a IP e o MM nunca mais chegavam ,estáva a telefonar-lhes para ver se chegavam!!

  5. Sr .Presid.da Câmara, repare na falta de nível dosdois autarcas à sua esquerda, a falarem sózinhos, a segredar
    também os colocou numa mesa inferior (diga-se que não merecem mais)

  6. Que desprezo foi dado a Borges da Silva!

    • desprezo!!??
      figura ridicula da junta de Canas, a câmara faz as intervenções que entender no parque industrial e a junta não o pode evitar-isto porque o povo quer empresas, quer onde ganhar o pão, NÃO quer ir pedir umas horas na limpeza ao dr Lp na escola…

  7. Então.
    Onde está o arranque das obras do novo cemitério de Canas de Senhorim?
    Não foi isso que ele prometeu em campanha, logo uma semana depois de tomar posse!

  8. tá a doer só a intenção de dinamizar a industria em Canas, imaginem se realiza…. SEU Lp e todos juntos estão furiosos.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies