“Ficou provado que o presidente da Câmara não me deixa intervir nas sessões da Assembleia Municipal”

– Manuel Marques enaltece no entanto o “bom senso e atitude democrática” do presidente da A.M., António Borges dos Santos
      Em nota de imprensa que fez chegar à nossa redação, o vereador do CDS/PP, Manuel Marques, aborda a última sessão da Assembleia Municipal, de 28 de Fevereiro : 
NOTA DE IMPRENSA : 
Assunto: Assembleia Municipal de 28 de fevereiro de 2014Eleição de um presidente de junta de freguesia para integrar o Conselho Municipal de Educação, nos termos do artigo 5.º do decreto-lei n.º 7/2003, de 15 de janeiro com a alteração introduzida pela lei n.º 41/2003, de 22 de agosto.
 Decorre do artigo 48.º, n.º 3 da Lei 169/99, de 18 de Setembro, com as alterações dadas pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de janeiro, que os vereadores devem assistir às sessões da Assembleia Municipal, sendo-lhes facultado intervir nos debates, sem direito a voto, a solicitação do plenário ou com a anuência do presidente da câmara ou do seu substituto legal.
Podem ainda os vereadores intervir para o exercício do direito de defesa da honra.
Já ficou sobejamente provado que o presidente da câmara municipal de Nelas não me permite intervir nas sessões da assembleia municipal, mesmo quando usei a prorrogativa estatuída no n.º 5 do já citado artigo.
Só aconteceu, porque imperou o bom senso e a atitude democrática do senhor presidente da assembleia municipal, professor Borges.
Considerando que o assunto em epígrafe não se enquadra na defesa da honra, seria completamente vedada a minha intervenção no plenário para a felicitação da eleição do senhor presidente da junta de freguesia de Canas de Senhorim, Mário Gomes Pires.
Previamente à minha felicitação, era oportuno naquela assembleia municipal tecer algumas considerações quanto às motivações de imposição pelo deputados do Partido Socialista da assembleia municipal que quiseram impor o nome do professor, João Miguel Cabral Neves, presidente da junta de freguesia de Nelas, pessoa que eu estimo e considero.
Por impedimento do uso da palavra naquela assembleia, só me resta aqui neste órgão apresentar as minhas preocupações.
Atendendo que, num passado recente tudo se fez para apaziguar as divergências entre Nelas e Canas de Senhorim, quer com obras, quer com diálogo.
Atendendo que o presidente da junta de freguesia de Canas de Senhorim, mantem a sua presença assídua nas sessões da assembleia municipal, o que é meritório.
Atendendo que, o presidente da junta de freguesia de Canas de Senhorim manifestou atempadamente a sua intenção de se candidatar àquela eleição.
Atendendo que, a sede do concelho está representada pelo presidente de câmara e pelo senhor presidente da assembleia municipal e pela vereadora com as tarefas da educação, com a eleição do presidente da junta de freguesia de Canas de Senhorim, a sede do concelho não ficaria nada a perder.
Considerando que no território da junta de freguesia de Canas de Senhorim, está também instalado um Agrupamento de Escolas, era de todo oportuno que o representante das populações daquela freguesia tivesse assento no Conselho Municipal de Educação.
Por isso, segundo o meu entendimento, deveria ter imperado o bom sendo por parte do Partido Socialista, na continuação do trabalho que se tem feito ao longo dos últimos oito anos para não beliscar as relações entre Nelas e Canas de Senhorim.
Enquanto colaborador da vida política concelhia e autarca, tudo farei para que as populações do nosso concelho não voltem a andar em desavenças infrutíferas, que em nada favorecem os interesses dos nossos concidadãos.
Assim sendo, reforço neste órgão as minhas felicitações ao senhor presidente da junta de freguesia de Canas de Senhorim e desejo-lhe um bom trabalho em prol da Educação da sua freguesia e do nosso Concelho de Nelas. Felicito-o também por ter obtido a unanimidade dos votos da bancada da Coligação PPD/PSD-CDS/PP, que lhe permitiu ser eleito, mesmo com a unanimidade dos votos contra do Partido Socialista.

8 comentários a "“Ficou provado que o presidente da Câmara não me deixa intervir nas sessões da Assembleia Municipal”"

  1. Interessante comunicado… O anterior presidente da junta de Canas não compareceu durante oito anos às Assembleias Municipais e o Sr. Dignissimo Vereador não considerou desmeritório, muito interessante, mesmo. Faz uma apologia à serenidade dos Canenses, mas com festas e bolos, se enganam os tolos porque deixou Canas sem uma única obra estruturante. O que os senhores aqui fizeram foi comprometer o nosso almejado desenvolvimento, muros, e portões à la carte, meios fios, alcatrão eleitoral, comezainas à borliex a associações que nem existem, tudo numa lógica de retorno em votos e nada para preparar Canas de Senhorim para o futuro. veja-se o ridículo alargamento do cemitério.
    Tenha vergonha!
    Precisamos de emprego como do pão para a boca, precisamos de saneamento em estradas que V: Exa mandou alcatroar sem estarem infraestruturadas, como a Rua do Futuro e da Ribeirinha, precisamos dos ribeiros despoluidos, precisamos de ETARs, precisamos de circular na via publica quer como automobilistas quer como peões com segurança, nem uma marcação existe numa rua de Canas e foi assim nos últimos 8 anos.
    Tenha vergonha, não abra a boca sobre Canas, foi só musica e ligeira!

    • tem toda a razão
      esta gente não tem memória
      vem com esta conversa engana tolos

      mas o povo não é burro

      o problema desta gente é que perderam os lugares
      onde ganhavam mais do que ganham agora

      e por isso querem lá voltar

      e por isso toda esta politica semanal de comunicados

      evidentemente têm toda a legitimidade para fazerem a sua politicazinha

      mas está claro que o povo votante já viu o filme todo

  2. ainda não se convenceu que está fora, perdeu e quem está fora "racha lenha". Sobre Canas não passa de lágrimas de crocodilo, pelo trabalho altamente engenhoso e negativo para o desenvolvimento de Canas, foi habilidoso, ele e o seu amigo de Canas o ex-presidente da junta;
    quanto à eleição do novo presidente da junta para o conselho de educação, Canas, só pode esperar uma participação nula, sem valor, sem qualquer futuro.

  3. Este é um burro calçado, em vez de se congratular pelo presidente da junta de freguesia de Senhorim integrar o conselho municipal de educação congratula-se por lá estar um de Canas, arre que há gente mesmo burra e que não quer bem a sua terra. já agora quem é que este foi substituir? Esteve lá alguém de Cnas nos últimos oitos anos???????????????
    ah pois é!

  4. qual a importância do presidente junta de Canas para o conselho de educação?
    qual a importância do presidente junta de Senhorimpara o conselho de educação?
    O de Canas vale mais do que o de Senhorim? porquê?

    o que vale o conselho de educação? uh ih iiiii ih ih ahhhhh

  5. Pois…Pois… Doeu-vos.
    Deram contas que metestes o pé na poça.
    Se o conselho de educação não vale nada, porque o Partido Socialista queria nomear um dos deles.
    Vai dormir menino… vai dormir que o papa um dia deste explica-te como ganhou as eleições.

    • ganhaste o conselho??? e o que vai decidir? a não construção de uma escola;
      a realização da festa das sopas sem sal?
      a concentração da festa das sopas em nelas?
      o festival de teatro do ensino básico no folhadal?
      que que que risada mesmo…………………………………………………….uhi

  6. Desvalorizas tanto o conselho e os teus camaradas deram-lhe tanta importância na Assembleia Municipal!
    Anda lá menino vai … vai… vai lá passar uns CDs.
    E dorme um pouco porque esta vida de DJ é muito dura!

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies