Criada a unidade de cuidados da comunidade em Nelas

Foi no passado dia 19 de Novembro, que teve lugar no auditório do edifício Multiusos de Nelas a Cerimónia da Assinatura da Carta de Compromisso que estabelece o bom funcionamento da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Nelas, a primeira a ser homologada no ACES DÃO LAFÕES III e no distrito.
A coordenadora da unidade, enfermeira Manuel Salgueiro, apresentou a nova estrutura sob o lema “Nelas com mais saúde”, expondo quais os seus obejctivos. De entre estes, destacam-se “a prestação de cuidados de saúde de qualidade,com o tempo de resposta adequado e ao menor custo possível”, isto rumo à “excelência”. A operacionalização da equipa de cuidados continuados integrados é outro dos desígnios da nova unidade, que promoverá ainda “a saúde no meio escolar”, assim como irá interagir com a rede social local, designadamente com a C.P.C.J., actuando na intervenção precoce na infância e na integração na sociedade dos beneficiários do rendimento social de inserção. José Craveiro, director do agrupamento Dão Lafões III, presente na cerimónia, aproveitou a oportunidade para saudar a “primeira unidade de cuidados da comunidade a ser constituída no nosso agrupamento”. Num contexto de “grandes mudanças na saúde, é nestas unidades que irá assentar no futuro o serviço nacional de saúde”, afirmou em Nelas o responsável pela direcção da saúde na região. “Nelas é o concelho que mais à frente está no nosso agrupamento”, fez saber José Craveiro, mencionando os exemplos da “unidade de saúde familiar e da unidade de cuidados da comunidade, que já entraram em funcionemento, indicando o início de 2011, para a inauguração das obras de beneficiação do centro de saúde de Nelas. “O que será importante em todas estas mudaças é a população sentir os seus benefícios práticos”, enfatizou em jeito de conclusão. Já a presidente da Câmara, Isaura Pedro, médica e antiga directora do centro de saúde de Nelas, sublinhou que “este é um dia grande para a nossa comunidade, cumprindo-se um sonho de há alguns anos”. A autarca, que fez questão de deixar uma palavra de confiança na reforma actualmente em curso, dela esperando “um benefício para o utente”, manifestou todo o “apoio da Câmara, para que seja criada uma situação de cada vez maior proximidade com os utentes”.

Director do agrupamento acredita na manutenção do SAP no centro de saúde de Nelas

À margem da cerimónia de criação formal da unidade de cuidados da comunidade, o
director do agrupamento de Dâo Lafões III, José Craveiro, falou ao nosso jornal da actual situação da saúde no concelho, nomeadamente do eventual encerramento da urgência em Nelas, situação que está a causar bastante apreensão nos utentes do serviço e na população em geral. Este responsável aditantou ao nosso jornal não haver qualquer indicação no sentido do encerramento deste serviço de atendimento, ainda que admitindo “no futuro alterações, devido principalmente à análise dos dados estatísticos sobre o número de utentes do serviço”, dando como exemplo o caso de Santa Combra Dão, onde “em muitos dias se registam zero utentes no serviço”.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies