Centro Clínico e Dentário de Nelas aposta numa nova abordagem integrada de cuidados de saúde


– Andreia Almeida é a promotora de um projecto inovador na área da saúde em Nelas que abre amanhã na Quinta do Pomar

Situado na Quinta do Pomar, em Nelas, o novo Centro Clínico e Dentário, dirigido pela médica-dentista, Andreia Almeida, nasceu da vontade de preencher uma “grave caluna que existe no concelho em termos de saúde, incluindo a saúde dentária”. Filha da terra, confidencia-nos que desde muito pequena sonhava ser médica-dentista. Tirou o curso naquela que é considerada a melhor escola Ibérica da especialidade, no Porto, passou pelo Algarve mas o seu desejo era mesmo “regressar à terra Natal”. Com uma notável determinação, revela-nos que “estes projectos integrados de cuidados de saúde são para ser implementados onde fazem falta, no interior, e não nos grandes centros, onde nada acrescentam”. Andreia Almeida sabe bem o terreno que pisa e para onde caminha “os médicos dentistas ainda são vistos como mecânicos, o que é urgente combater e desmistificar, pois as pessoas não têm noção de que uma dor forte numa perna ou num dedo, podem ser provocadas por um nervo de um dente”.
Rastreio gratuito será outra das grandes apostas
Por tudo isto, pretende aliar à medicina dentária a medica geral, fazendo em todas as situações um rastreio gratuita aos pacientes que entrarem na sua clínica, isto num gabinete médico fora da sala dentária. Ou seja “as pessoas esquecem-se que a medicina dentária é uma área da saúde, e não podemos colocar um paciente na cadeira, sem antes avaliar exaustivamente o seu historial clínico”, tudo isto, de forma gratuita na primeira consulta e “demore o tempo que demorar”. Uma autêntica pedrada no charco, que pretende “apostar no paciente de longo prazo” e não na perspectiva “imediatista do lucro”. Uma das mais valias da clínica é sem dúvida também o excelente espaço, com todas as exigência legais a serem cumpridas, designadamente na questão da acessibilidade, pois toda a clínica está preparada para pessoas com mobilidade reduzida.O projecto foi elaborado pelo gabinete de arquitectura de José Peres. O estacionamento fácil é também outra vantagem da sua localização. A clínica pretende oferecer cuidados de saúde integrados, que vão desde vários médicos especialistas, principalmente nas áreas vitais (cardiologia, pediatria, urulogia e medicina interna). Também existirão serviços de enfermagem e análises clínicas, neste caso através da parceria com o laboratório do conceituado Germano e Sousa. Nas mais de 3 horas de conversa que mantivemos com Andreia Almeida, tivemos a clara percepção, até relatando casos pessoais, que quem se dirigir à sua clínica, terá uma competente e eficaz resolução do seu problema, ou pelo menos, o encaminhamento correcto, por exemplo no caso de necessidade de uma intervenção cirúrgica, pois irá colaborar “com excelentes especialistas”. A excelência é mesmo o caminho que quer trilhar – no futuro pondera investir na área da imagiologia (grande lacuna nos concelhos à volta de Nelas), cuidados ao domicílio e na pedagogia que pretende fazer, através de seminários, idas a escolas e lares. Este é de facto o caminho da excelência, que tanta falta faz num interior deprimido e cada vez mais isolado.

1 comentário a "Centro Clínico e Dentário de Nelas aposta numa nova abordagem integrada de cuidados de saúde"

  1. Gosto muito da maneira de pensar da Doutora Andreia Almeida. Concordo que nos grandes centros já estamos carregados. Por exemplo, uma clinica dentaria em Lisboa não está só porque existem muitas, por isso é no interior que agora é preciso apostar mas com qualidade como esta clínica da doutora.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies