Praia Fluvial de São Sebastião da Feira é “Praia Acessível, Praia para Todos”

A praia fluvial de S. Sebastião da Feira hasteou, pelo segundo ano consecutivo, a bandeira “Praia Acessível, Praia para Todos”. O galardão, resulta da parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Turismo de Portugal, e distingue as praias que reúnem condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

Zona balnear classificada desde o ano passado, está situada na margem do rio Alva, na União das Freguesias de Penalva de Alva e S. Sebastião da Feira, e acaba também de integrar o guia das praias fluviais da Rede de Aldeias de Montanha.

“É uma honra hastear esta bandeira”, assinalou Rui Coelho, presidente da União de Freguesias, durante a sessão simbólica dando conta de todo o investimento realizado no local, quer na aquisição da totalidade do equipamento, destruído nos incêndios de outubro, quer na limpeza de lamas e cinza trazidas pelas recentes enxurradas de junho, e a renovação do areal.

Notando que “temos esta praia designada e galardoada com Bandeira Praia Acessível, e temos também outros pontos fluviais de lazer na freguesia”, o presidente da União de Freguesias reconhece a importância destes investimentos que, “trazem-nos gente que vem descobrir a freguesia”. Nesse sentido deixou o desafio, “temos esta praia aprazível com todas as condições. Desafio-vos a todos que levem esta mensagem, que convidem a família e os amigos para visitar e desfrutar das praias do vale do Alva e também do Alvoco”.

Também o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, sublinhou que “há um esforço do Município de Oliveira do Hospital com as Juntas e Uniões de Freguesia, especialmente as que fazem parte da zona ribeirinha, no sentido de haver um bom aproveitamento das estruturas para banhistas”. O vereador com o pelouro do Turismo relembra ainda que “antes tínhamos espaços balneares, hoje temos praias fluviais reconhecidas”, contando o concelho de Oliveira do Hospital com quatro “oficiais e designadas: S. Sebastião da Feira, Alvoco das Várzeas, Avô e S. Gião”, sendo que esta última integrou o lote neste presente ano; realçando “o esforço financeiro e a determinação da União de Freguesias na recuperação de toda a praia em tempo recorde para a colocar ao serviço dos banhistas e do turismo da região – houve empenho, houve investimento, há aqui um trabalho notável da Junta de Freguesia”.

Este é o resultado do investimento que a autarquia tem vindo a concretizar, seja na monitorização da qualidade da água seja na dotação dos equipamentos e infraestruturas necessárias para fruição dos banhistas e valorização turística. A estes aspetos soma-se também a integração das praias nas Redes Aldeias do Xisto e Rede das Aldeias de Montanha. Como é o caso da praia acessível de S. Sebastião da Feira, que a par de S. Gião, integram a rede de praias fluviais com a chancela das Aldeias de Montanha. “É um ganho para esta praia, permite-lhe promoção e acesso a condições para que possa ser valorizada”, concluiu José Francisco Rolo, antes mesmo do mergulho inaugural pelas crianças participantes nas Férias Ativas dinamizadas pelas Bibliotecas Públicas Municipais.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies