Arranca a quinta edição do “Ciência em Férias IPV 2018”

O evento “Ciência em Férias IPV 2018” está a chegar, agora para a sua V edição. O objetivo, porque bem sucedido em anos anteriores, repete-se: proporcionar aos estudantes do ensino básico e secundário um programa organizado de caráter educativo, cultural, tecnológico e científico, mas também lúdico e de descoberta de áreas formativas que se enquadrem nas preferências e aptidões para o seu futuro percurso académico. Uma forma de dar os primeiros passos no mundo da ciência através de um caminho que proporciona descobertas muito gratificantes e inesquecíveis.

Organizado pelo Instituto Politécnico de Viseu, o projeto decorre em dois momentos distintos, direcionados a diferentes públicos-alvo. Assim, a primeira semana do evento – de 2 a 6 de julho | Grupo I – destina-se aos participantes com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade, ou que os completem no ano civil em curso (nascidos em 2006, 2007 e 2008). A segunda semana – de 9 a 13 de julho | Grupo II – tem como destinatários os participantes com idade a partir dos 13 anos de idade, ou que os completem no ano civil em curso (nascidos em 2005).

Cada uma das semanas tem programas ajustados às faixas etárias diferenciadas que constituem os grupos.

Durante cinco dias consecutivos, um dia em cada uma das também cinco escolas superiores do IPV, cada grupo de participantes usufrui de uma semana plena de atividades científico-pedagógicas em diferentes áreas do saber e muita diversão, mas também de cultivo e fomento de espírito de grupo, trabalho em equipa e sociabilização.

Os dias estão calendarizados da seguinte forma – Segunda-feira: Escola Superior de Educação de Viseu (Rua Maximiano Aragão) | Terça-feira: Escola Superior de Saúde de Viseu (Rua D. João Crisóstomo Gomes de Almeida) | Quarta-feira: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (Campus Politécnico) | Quinta-feira: Escola Superior Agrária de Viseu (Quinta da Alagoa, Estrada de Nelas) | Sexta-feira: Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (A receção será realizada nos Serviços Centrais do IPV, Av. Coronel José Maria Vale de Andrade, Campus Politécnico).

Vestindo a pele de “pequenos cientistas” e de “curiosos do saber”, os participantes do “Ciência em Férias IPV 2018”, vão aprender de forma divertida com as atividades a realizar em cada uma das escolas, as quais abrangem áreas e temáticas diversificadas. Fazem parte das propostas: “A Magia e a Matemática”, “Projeto Performativo”, “Vox pop júnior”. “Programação e robótica”, “Jornalista por um dia”, “C’est les vacances!, “It’s holiday time!”, “¡Vacaciones!”, “Oficina de edição de som e vídeo”, “Jogos cooperativos/competitivos”, Ateliês de Saúde que vão desde a “Educação para a cidadania”, “Suporte básico de vida”, “Saúde oral”, “Recriar um hospital”, “Movimento e barreiras arquitetónicas” até “Alimentação saudável”. E, ainda, “Vamos proteger o planeta”, “Maquetes de Montanha…”, “Electric Mobility – the future!”, “Física a brincar”, “Jogar para aprender?”, “À descoberta”, “A biblioteca mexe contigo”, “Do projeto ao objeto”. “Agricultura biológica na estufa”, “Passeio na Lagoa das Garças, “Convívio Canino”, “Os alimentos no laboratório”, ”Parque Zootécnico” e “Jogos na Floresta”, são outros dos ‘afazeres’ em que os participantes do evento estarão envolvidos. A culminar estará a viagem rumo à “Cidade dos Remédios”, no último dia de cada uma das semanas do programa e que proporcionará, no seu global, atividades como sejam a “Visita ao Parque Biológico da Serra das Meadas”, “Jogos Surpresa” e “Geocaching”. Jogos desportivos e peddy-paper são outras das atividades lúdicas que vão entusiasmar os participantes.

A sessão de encerramento está agendada para o último dia de atividades de cada um dos grupos, na Aula Magna do IPV, e contempla a entrega dos certificados de participação e ofertas institucionais, bem como um momento cultural. Os almoços dos participantes contam com o prestimoso apoio dos Serviços de Ação social do IPV.

Um programa de “férias” com muita diversão e ciência…, de onde os participantes saem sempre mais enriquecidos e querendo voltar…

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 22 de junho, inclusive, e são limitadas por ordem de registo a um número máximo de 70 participantes por cada um dos grupos etários definidos. Os jovens participantes serão acompanhados durante todo o programa por professores, técnicos e alunos do IPV que os ajudarão nas diversas atividades. Os monitores asseguram ainda o cumprimento das regras de saúde, higiene e segurança.

O evento tem um custo associado de 25€ por participante (isento de IVA, ao abrigo do artigo 9 do CIVA). O valor da taxa de inscrição inclui os cinco almoços, a viagem de autocarro a Lamego, devidamente segurada, um seguro de acidentes pessoais (que cobre todas as atividades desenvolvidas durante os cinco dias de participação), e os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento do programa das atividades.

Os interessados em participar no V Ciência em Férias IPV 2018 terão de proceder à sua inscrição nos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viseu (Avenida Coronel José Maria Vale de Andrade, Campus Politécnico).

No intuito de proporcionar igualdade de oportunidades no processo de inscrição, os interessados podem fazer uma pré reserva de inscrição (no máximo de dois educandos), através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcA8-DylqL0F3cDow_RLfJw3bFCporzLsEztlpLp_Ktjs3Uw/viewform?c=0&w=1

A pré reserva de inscrição deve ser concretizada impreterivelmente no espaço de 24 horas (a contar a partir da hora do registo) nos Serviços Centrais do IPV, perdendo automaticamente o efeito se não for realizada findo o prazo estipulado.

Ainda neste âmbito, informa-se que só se podem inscrever jovens que nunca tenham participado no evento, ou os que independentemente de terem participado em edições anteriores não o tenham feito de forma consecutiva nos dois últimos anos.

Inscreve-te já!

Vem aprender divertindo-te!…

Programa, Regulamento, Pré reserva e Ficha de Inscrição em:

www.ipv.pt

facebook Instituto Politécnico de Viseu

Viseu, 14 de junho de 2018

 

Ester Araújo | Comunicação e Relações Públicas • IPV

earaujo@sc.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies