“I Encontro Internacional sobre I&D no Sector Alimentar” no Politécnico de Viseu

No dia 5 de junho decorreu no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) o “I Encontro Internacional sobre I&D no Sector Alimentar”.

O evento, coordenado pela professora Raquel Guiné, no âmbito da Unidade Curricular de Inovação, Desenvolvimento e Aproveitamento de Produtos Alimentares, do curso de Qualidade Alimentar e Nutrição da Escola Superior Agrária do IPV, contou com uma comissão científica internacional de relevo e acolheu cerca de 150 participantes, oriundos de vários países: Argentina, Brasil, Croácia, Chipre, Egito, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Polónia, Roménia, Sérvia.

O programa incluiu 3 conferências plenárias convidadas, proferidas por Elena Bartkiene (docente do Departamento de Qualidade e Segurança Alimentar da Universidade Lituana de Ciências da Saúde), Marijana Matek Sarić (docente do Departamento de Estudos da Saúde da Universidade de Zadar, Croácia) e Maria Gabriela Lima (docente do Departamento de Tecnologia Alimentar, Biotecnologia e Nutrição do Instituto Politécnico de Santarém).

Decorreu ainda uma mesa redonda dedicada ao tema “Compatibilidade entre inovação e tradição: uma necessidade?”, na qual participaram os oradores convidados Luis Marques (Queijaria Vale da Estrela), Miguel Fernandes (FoodInTech), Ricardo Leite (DietMed) e Silvina Ferro Palma (Escola Superior Agrária de Beja).

Foram ainda apresentadas 24 comunicações orais e 80 pósteres em formato digital, enquadrados nos vários temas propostos para discussão.

A inovação e o desenvolvimento são nos dias de hoje absolutamente cruciais para o sucesso das empresas e o sector agroalimentar acompanha esta tendência com inovações ao nível de produtos, processos e tecnologias, ou em termos de marketing, aproximando-se dos mercados e indo ao encontro dos consumidores, tal como ficou demonstrado no decurso dos trabalhos do congresso.

Todos os resumos foram publicados no livro de resumos em formato PDF, que está disponível na página do evento para download gratuito em: www.esav.ipv.pt/idfs

Viseu, 8 de junho de 2018

Raquel Guiné

Docente da Escola Superior Agrária de Viseu • IPV

raquelguine@esav.ipv.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies