Paço dos Cunhas de Santar Tinto 2017 eleito o MELHOR VINHO DO DÃO

A Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVR do Dão) realizou, hoje,21 de Maio, pelo oitavo ano consecutivo, o evento Dão Primores que integrou a cerimónia de entrega de prémios do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores” – colheita 2017.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os vinhos a concurso foram avaliados por um júri composto pelo plenário da Câmara de Provadores da CVR do Dão.

Este ano, na categoria de vinhos brancos foram atribuídos 14 diplomas Ouro e 4 diplomas Prata; na categoria de rosados houve 4 diplomas Prata e, na categoria de tintos foram entregues 39 diplomas Ouro. São apenas atribuídos diplomas até 30% dos Vinhos a Concurso.

Faz ainda parte do regulamento do concurso, dentro dos 5 vinhos com Diploma Ouro mais pontuados, seleccionar o Grande Vinho do Dão, que este ano foi atribuído ao produtor Paço de Santar Vinhos do Dão, S.A., com um vinho tinto da categoria II Vinhos Tintos.

Participaram no Concurso 51 produtores com um total de 204 amostras de vinhos brancos, rosados e tintos (Categoria I-35 amostras, Categoria II-56 amostras, Categoria III-13 amostras e Categoria IV-100 amostras).

A lista dos premiados pode ser consultada através do link: http://www.cvrdao.pt/noticias.asp?idnot=345

Declaração de Vindima 2017 foi da responsabilidade do Viticólogo Engº Jorge Sofia que apresentou o ano vitícola e do Enólogo Engº Paulo Nunes, que apresentou o perfil geral dos vinhos da colheita de 2017.

Os profissionais do sector e os convidados tiveram a oportunidade de provar cerca de 170 vinhos (vinhos tintos, brancos e rosados) de 33 produtores inscritos no evento.

SOBRE O DÃO PRIMORES

Dão Primores é um evento promocional dos Vinhos do Dão, pioneiro na Região e no País, e que tem por objectivo principal dar a conhecer aos líderes de opinião, designadamente à imprensa especializada e aos profissionais do sector, os vinhos da colheita do ano anterior. A entrega de prémios do Concurso “Os Melhores Vinhos do Dão no Produtor – Dão Primores”integra o evento Dão Primores. Este concurso é aberto a todos os produtores de vinho da Região do Dão: vinicultores individuais, vinificadores engarrafadores e as adegas cooperativas. São condições necessárias para a inscrição dos concorrentes a apresentação de vinhos da colheita anterior, e a declaração de colheita e produção. Só serão admitidos a concurso os vinhos elaborados a partir de castas referidas no encepamento regional.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies