Mangualde assinala com vasto programa o Dia Mundial do Livro

A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, em Mangualde, preparou um conjunto de iniciativas para celebrar o Dia Mundial do Livro, assinalado anualmente a 23 de abril. O objetivo é reconhecer a importância do livro e incentivar hábitos de leitura na população.

As comemorações começam a 9 de abril, com a inauguração da exposição “Livros da Memória/Memória dos Livros”. Esta exposição, patente na Biblioteca Municipal até 27 de abril, será composta por livros e textos que testemunham a forma como cada livro pode marcar quem os lê, em determinado momento da sua vida. Esta exposição pretende contribuir para a partilha e o gosto pelos livros e pela leitura. É uma homenagem à literatura, aos livros e às bibliotecas. Esta exposição tem Paula Frute como curadora, e resulta da colaboração com a Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital.

De 11 de abril a 9 de maio, o projeto itinerante “Livro Sobre Rodas” leva o conto “Um Lobo Culto”, de Becky Bloom”, até às escolas do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do concelho.

A Biblioteca Municipal acolhe, a 23 de abril, uma Maratona de Contos, dinamizada por técnicos de Biblioteca, professores e voluntários, que vão contar contos sem parar para os grupos de crianças das escolas do concelho (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos).

Já a 28 de abril, “Dormir com Livros”, um serão de leitura com apresentação do espetáculo “Folhas de Primavera”, será apresentado na Biblioteca Municipal, às 21h00. Esta é uma produção do Onomatopeia Teatro e inclui contos narrados pelas técnicas da Biblioteca, crianças e acompanhantes.

As inscrições para as atividades dos dias 23 e 28 são limitadas. Para inscrever os mais novos deve contactar a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves para o telefone 232 619 880 ou pelo e-mail biblioteca@cmmangualde.pt.

O DIA MUNDIAL DO LIVRO

A UNESCO instituiu em 1995 o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida por ser um dia importante para a literatura mundial – foi a 23 de abril de 1616 que faleceu Miguel de Cervantes e a 23 de abril de 1899 que nasceu Vladimir Nabokov. O dia 23 de abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare. A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.

A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação e ainda elementos fundamentais no processo educativo.

PROGRAMAÇÃO

23 de abril – Dia Mundial do Livro e da Leitura 2018

Efeméride assinalada pela Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, Mangualde

23 de abril | Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Maratona de Contos

Entre as 10h30 e as 16h00

Técnicos de Biblioteca, professores e voluntários vão contar contos sem parar para os grupos de crianças das escolas do concelho (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos)

Inscrições limitadas*

28 de abril | Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

Dormir com Livros | Serão de leitura com apresentação do espetáculo “Folhas de Primavera”

21h00

Produção do Onomatopeia Teatro e contos narrados pelas técnicas da Biblioteca, crianças e acompanhantes

Inscrições limitadas*

9 a 27 de abril

Exposição Livros da Memória/Memória dos Livros

Exposição de livros e textos que testemunham a forma como cada livro pode marcar quem os lê, em determinado momento da sua vida

Curadora: Paula Frute. Em colaboração com a Universidade Sénior Rotary de Oliveira do Hospital

11 de abril a 9 de maio | Projeto itinerante

“Um Lobo Culto” de Becky Bloom

Conto dramatizado no âmbito do Livro Sobre Rodas/Itinerância de contos pelas escolas do Pré-Escolar e 1.º Ciclo do concelho

*Inscrições:

Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves

232 619 880

biblioteca@cmmangualde.pt

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies