VISEU : Veículo elétrico de transporte de passageiros batizado de “Viriato”

O MOVE de Viseu vai chamar-se “Viriato”, mede nove metros de comprimento e três e meio de altura e pode transportar até 24 passageiros em cada viagem.

 A sua apresentação foi feita na quarta-feira, durante o Portugal Smart Cities Summit, que terminou hoje, no Centro de Congressos de Lisboa.

O projeto deste veículo é da responsabilidade da TulaLabs, empresa portuguesa com sede em Coimbra, que desenvolveu, há quatro anos, um veículo elétrico sem condutor, um pouco mais pequeno, para um empreendimento turístico na Suíça.

Este projeto vem na sequência de um conceito designado MOVE, revelado em 2010, que apresentou em Portugal o conceito de “elevador horizontal”. Nesta ocasião fez demonstrações no espaço Praça da Energia durante o Portugal Tecnológico, realizado na FIL, de 22 a 26 de Setembro de 2010.

Foi posteriormente adaptado regularmente para uso regular pelo Centro de Medicina Rovisco Pais e, mais recentemente, no Deltapark Hotel and Spa na Suíça.

“Viseu tinha um desafio que era substituir o funicular, que tem problemas de custos e operacionais. A nossa tecnologia é autónoma, não precisa de condutor e faz carregamentos automáticos sem ninguém presente”, afirmou Jorge Saraiva , fundador da TulaLabs.

Segundo este responsável, o MOVE está equipado com lasers a 360 graus e câmaras à frente e atrás. Tem autonomia para 100 quilómetros e obtém uma carga completa em apenas cinco minutos. Nesta fase, vai circular numa via segregada, já que a legislação nacional para já não permite a um autónomo utilizar uma via partilhada com os restantes veículos.

Esta silenciosa e ecológica solução assegurará a ligação entre a Cava de Viriato e o centro histórico sete dias por semana, sendo que, à noite, andará apenas quando for solicitado pelos utilizadores.

Almeida Henriques, presidente da Câmara de Viseu defendeu que esta solução vai permitir poupar 80 mil euros por ano em relação aos custos do atual sistema.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies