Autarquia de Nelas atribui subsídio de 25 mil euros aos Bombeiros (Canas de Senhorim e Nelas)

Foi assinado, pelo Presidente da Câmara e representantes das Associações o Protocolo que atribui 25 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e Bombeiros Voluntários de Nelas no âmbito do apoio regular no que diz respeito à proteção civil, socorro e emergência do Concelho.

O Protocolo, para além do apoio ao funcionamento e formação, pretende dotar o Concelho com equipas permanentes, tecnicamente preparadas para fazer vigilância armada e deteção de incêndios para proceder ao combate e assegurar o rescaldo e a vigilância pós-incêndio, assim como melhorar a cobertura pré-hospitalar através da formação de tripulantes de ambulância de socorro.

Prevê, ainda, intervenções de índole operacional que deverão promover a triangulação de meios, a intervenção musculada inicial e a articulação entre Corpos de Bombeiros do Concelho, bem como a realização de ações de sensibilização para a população local, e por solicitação da Câmara Municipal, dar cumprimento, por parte da equipa, a pequenas tarefas da responsabilidade do Município ou das Juntas de Freguesia.

No seu discurso, o Presidente da Câmara enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários do Concelho, nomeadamente no combate ao flagelo dos incêndios florestais e apoio na saúde, reafirmou a boa e pronta cooperação por parte das Direções na segurança pública e qualidade devida de todos os munícipes com a convergência de esforços e meios existentes, manifestando-se orgulhoso como responsável máximo da proteção civil dos seus Corpos de Bombeiros.

Este apoio regular será pago em 12 tranches mensais a cada Corporação, estando ainda previsto no orçamento mais um valor de 40.000€ para cada corporação para obras, equipamentos e outras necessidades.

Acrescentou ainda a intenção de reforçar as ações de prevenção como sensibilização para a limpeza de matos e florestas junto das habitações e zonas industriais, e ainda da rede de caminhos agrícolas e florestais, cuja melhoria vai prosseguir.

Todos os dirigentes e ambos os Comandantes dos Corpos de Bombeiros reconheceram o esforço e empenhamento da Câmara de Nelas no apoio financeiro concedido, e disponibilizaram-se para manter e reforçar a cooperação recíproca entre todos.