Benefícios socioeconómicos das florestas face às necessidades das sociedades. Opinião por Rui Tavares

Um ecossistema florestal é sustentável quando pode manter a capacidade de reprodução, estabilidade ecológica, componentes biológicos e adaptabilidade às mudanças ambientais.

No entanto os ecossistemas florestais têm sido expostos a constantes ameaças, devido ao crescimento rápido da população e constantes pressões do desenvolvimento tecnológico nas últimas décadas.

Largas áreas de floresta têm sido danificadas pela atividade humana, que continuará enquanto não se tiver consciência da importância e da relevância do papel da floresta na estabilização ambiental e ecológica dos ecossistemas florestais.

Os frutos retirados da floresta têm sido uma constante ao longo dos tempos, provavelmente nunca a iremos recompensar, estando bem presente a nossa negligência em relação a ela. Como contribuir? Alimentar a floresta com a nossa presença.Ao estarmos presentes, estamos a dignificar, preservar, vigiar e conservar a floresta. Assim as práticas sociais devem ser cada vez mais tidas em conta.

A gestão sustentável da floresta tem uma importância significativa ao manter e melhorar os ecossistemas florestais de forma a perpetuar para os seres humanos bens e serviços sócio económicos, através de:

– Valores históricos, religiosos e culturais;

– Oportunidades recreativas, como ecoturismo, caminhadas e campismo;

– Recursos genéticos, como plantas medicinais, comestíveis e ornamentais;

– Produção de necessidades básicas, madeira, combustível e alimentos;

– Conservação das bacias hidrográficas, purificação do ar e proteção da vida selvagem;

– Fixação de carbono

Os recursos florestais, mão-de-obra e capital, bem como uma variedade de outros produtos intermediários, são necessários para manter e melhorar essa variedade de bens e serviços. Assim, os benefícios socioeconómicos das florestas, estão intimamente relacionados com o nível de investimento desejado para a floresta.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies