Município de Viseu inova nas atividades para os Séniores com o uso de pedómetros

Mudança de mentalidade e de estilos de vida são o ponto de partida para a atividade Sénior de 2018 que começou a semana passada

Depois dos sucessos das edições passadas, da garantia de três aulas por semana e de níveis de participação de todos os lados do Município, a atividade dá o próximo passo e conta os passos dos participantes. No Pavilhão Cidade de Viseu, a aula inaugural contou com a presença do Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, e com a Vereadora do Desporto, Cristina Brasete. O autarca confessou que aquela é uma atividade de que gosta muito.

https://www.youtube.com/watch?v=9sfnqMOVeL4

Em 2018 todos os participantes terão pedómetros, de forma a monitorizar o número de passos diários. Podendo assim acompanhar a sua evolução e motivar-se com essa. Esta estratégia não só vai ao encontro das recomendações da Organização Mundial de Saúde, como também serve como literacia em atividade física e saúde promovendo a mudança de hábitos desta geração. Alertando-a de que ‘todos os minutos contam’!

A linha social do projeto imprime-se este ano na criação de grupos de caminhada como forma de promoção de uma mobilidade sustentável na execução das tarefas da vida diária. Aproveitando a envolvente que o município oferece, exploram-se o Parque de Santiago, a Rede de Percursos Pedestres, os Parques de Gerações Ativas, assim como os espaços da Cidade que têm previstos locais para prática de exercício físico informal.

A Atividade Sénior procura ir todos os anos ao encontro ao encontro da procura dos seus participantes. Assim, e sabendo da reticência de novas inscrições do sexo masculino, criou-se o Viseu Fut, um programa de exercício baseado em habilidades do futebol e do walking football. Tendo os homens da plateia, e os que tinham ficado em casa, recebido um convite direto do Presidente da Câmara para experimentarem esta nova oferta.

Ainda no plano para este ano estão previstas ações de sensibilização descentralizadas para a promoção de um envelhecimento informado através de investimentos na área literária para a saúde, alimentação saudável, demência, saúde oral, defesa do consumidor, entre muitas outras. Almeida Henriques, Presidente da Câmara de Viseu, lembrou aos seniores que esperavam pela aula de Fitness que a Atividade Senior é um programa multidisciplinar feito para todos os que ali estavam, “mas que em casa tem que haver um trabalho de continuidade e moderação do que começa nas aulas”.