Lapa do Lobo.Prémio Académico “José Augusto Fonseca” entregue a três alunos

“Prémio Académico José Augusto Fonseca”

Sem noção, envolvi-me numa viagem no tempo que me transportou para a minha infância e para o momento em que um senhor e uma senhora que moravam na Vila Fonseca – Lapa do Lobo, ofereciam aos alunos da escola primária: lápis, canetas, cadernos, estojos, rebuçados, chupas e chocolates, no final de cada ano letivo.

Nesse tempo, era uma alegria e correria: “vamos a casa do americano”, lá ia tudo à espera de tal generosidade, muitos deduzo que como eu se devem recordar.

O desconhecido, que mal falava português e pediu ajuda para concretizar um desejo do pai, era Joseph Fonseca, neto de tal senhor, José Augusto Fonseca (falecido), e filho de António Cândido Fonseca que desejava continuar e perpetuar a memória do pai.

Após, dois dedos de conversa e alguns emails mais tarde, decidi participar ativamente e a título gracioso nesta iniciativa, ajudando como interlocutor de tais ilustres, instituindo um prémio académico anual para os melhores alunos da escola primária de Lapa do Lobo.

Depois de aceder aos resultados anuais escolares, foi marcada para as 18 horas do dia 4 de Outubro, a 1ª Sessão Solene de Entrega do Prémio Académico José Augusto Fonseca, que decorreu nas instalações da Escola Primária de Lapa do Lobo.

Nessa sessão foram contemplados os vencedores, a saber:

1º Lugar – Inês Sofia Marques Chamiço

2º Lugar – Diogo Pereira Marques

3º Lugar – Simão Ribeiro Martins

Felicito os premiados 2016/2017 e relembro que o “Prémio Académico José Augusto Fonseca” vai continuar.

Deixo um agradecimento especial a todos os pais, familiares e alunos que se disponibilizaram a estar presentes em tal cerimónia, em particular ao senhor Diretor do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim, à senhora representante para a primária do Agrupamento, e às senhoras professoras: Ana do ano anterior e Isabel do ano corrente.

Por último, agradecer em nome dos ilustres benfeitores a lembrança que o Agrupamento me entregou endereçada aos mesmos, a qual farei chegar aos destinatários.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Texto : Renato Tiago

Fotografias: Óscar Marques