Lar em Carregal do Sal alvo de inspeção da Segurança Social

Na sequência de duas denúncias, ao que apurámos de familiares de utentes, a segurança social desencadeou uma ação de inspeção ao Lar da Santa Casa de Misericórdia em Carregal do Sal. As diligências foram levadas a cabo no passado dia 8 de Novembro, para averiguação da veracidade do teor das denúncias : Sobrelotação de idosos no lar, falta de higiene, falta de técnicos de geriatria, falta de limpeza e formação, equipamentos em más condições e discriminação de idosos, de acordo com o estipulado no regulamento interno.
De acordo com um dos denunciantes, Diego Garcia, “tendo-se verificado a maior parte das irregularidades apresentadas, foram enviadas recomendações à instituição para correcção das mesmas, designadamente : Suspender a admissão de utentes, até perfazer a capacidade autorizada pelo Centro Distrital da Seguração Social (a lotação estipulada no regulamento é de 39 utentes, tendo sido verificada a existência de mais de 70 nas instalações), facultar formação profissional aos colaboradores, em especial na área de Geriatria, cuidados da saúde e limpeza do espaço, manutenção dos equipamentos em bom estado de conservação e higiene e organizar os espaços para uma prestação de serviços de qualidade”. “Como sabemos os problemas nesta instituição são contínuos e prolongados, é assim dever de todos tentarmos que esta situação se resolva, pelo bem dos nossos idosos, caso contrário a solução será o encerramento do Lar”, exorta Diego Garcia.

O nosso jornal solicitou, via e mail, à direção da IPSS um esclarecimento sobre esta situação, mas até ao momento não obtivemos resposta.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies