Foyer da Aula Magna do IPV recebe a exposição “Pintores do Renascimento”

O Foyer da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) acolhe no próximo dia 1 de julho (sexta-feira), pelas 14:00h, a inauguração da exposição “Pintores do Renascimento”, que estará patente ao público até ao dia 15 do mesmo mês.

A exposição dos trabalhos, realizados pelos alunos do 8º ano do Agrupamento de Escolas Grão Vasco, resulta do desafio que lhes foi colocado no âmbito das disciplinas de História e Artes Plásticas/Educação Visual, para que fizessem reproduções de pinturas do Renascimento. Nas palavras dos responsáveis, o projeto surge num encadeamento natural “em História estudámos a arte renascentista e foi nesse âmbito, que os professores das disciplinas propuseram aos alunos o projeto de escolha de um pintor/uma obra, a reproduzir nas referidas aulas, indicando as características da pintura renascentista escolhidas. As turmas aderiram com entusiasmo a esta proposta apresentando trabalhos, onde puderam aplicar os diversos conhecimentos nas técnicas e características do óleo sobre tela, do sfumato, da perspetiva, do naturalismo, do realismo/nu, da volumetria, conforme está patente nas obras aqui presentes”.

Os trabalhos integram também o projeto “Viseu Educa”.

A exposição enquadra-se nos propósitos do IPV em proporcionar à comunidade envolvente momentos de partilha e fruição de expressões culturais diversas, promovendo, em simultâneo, o processo criativo e os artistas plásticos da sua área de influência.

Na “Galeria Virtual” do Instituto Politécnico de Viseu, em http://www.ipv.pt/galeria, pode-se ainda apreciar outras exposições realizadas com a chancela do IPV.

Este projeto virtual é “um espaço de apresentação e divulgação de artes plásticas que pretende entrar de forma simples pelo mundo de cada um e tocar nas suas sensibilidades”. Com obras de vários autores, alguns já enraizados outros em fase de implementação, esta galeria está aberta a divulgar o trabalho de todos quantos o queiram fazer, desde que respondam a certos padrões devidamente estabelecidos.

* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Viseu, 29 de junho de 2016

Joaquim Amaral | Comunicação e Relações Públicas IPV

jamaral@pres.ipv.pt