CPCJ de Nelas promove diversas iniciativas no Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância

A Comissão de Proteção de Criança se Jovens de Nelas, à semelhança dos anos anteriores, decidiu associar-se, uma vez mais, à campanha Nacional do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos* na Infância (MPMT/2016) .
Tem sido promovida, esta iniciativa, pela Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) que, associadas e desde 2008, têm organizado atividades neste âmbito, em abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos e, mais recentemente, em diversos países europeus, maioritariamente na Europa de Leste.
Pretende-se, com esta campanha, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância, o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de empowerment, e o fortalecimento das próprias crianças e jovens.
Localmente, decidiu a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens proceder à divulgação da mesma, através de várias ações, a saber:
– Distribuição de Calendários dos Afetos – “Coleciona 30 Sorrisos” – para preenchimento, por todas as crianças da Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Concelho, com os seus pais, no sentido de se promover uma parentalidade positiva.
– Afixação de exemplares dos referidos calendários em alguns Mupis, em Nelas, e cartazes análogos nas freguesias e localidades do concelho;
– Participação na Conferência “ENCONTROS DA EDUCAÇÃO E DO PENSAMENTO”, promovida e dinamizada pela Fundação Lapa do Lobo, no dia 2 de abril;
–  Realização da Ação denominada “Crianças Felizes”, envolvendo todas as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Concelho, numa participação conjunta a decorrer em Nelas, no próximo dia 29 de abril, consistindo numa caminhada e culminando  com a constituição de um grande Laço Azul humano;

–  Apresentação de uma peça teatral subordinada ao tema “Stop aos Maus Tratos às Crianças… Só o Coração Pode Bater“, pelo Teatro Hábitos, que terá lugar no anfiteatro dos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim, no próximo dia 30 de abril, pelas 21:00h.

Apela-se ainda à dinamização pelas Escolas, IPSS`s, Autarquias, Associações, etc., das suas próprias iniciativas de forma articulada ou autónoma, se assim pretenderem, como meio de promoverem a partilha de ideias e sentimentos sobre esta temática. 
Propõe-se o desenvolvimento de eventuais atividades, ao longo  no mês de abril, para que tenham um impacto cada vez maior na comunidade, numa mobilização comum de todos os cidadãos, contribuindo para uma verdadeira Cultura da Criança.
Manifestamos, por fim, o nosso  profundo desejo que este MPMT/2016  tenha a adesão que as crianças e os jovens merecem, na prevenção de qualquer forma de violência! Porque como sabiamente destaca o nosso Ex.mo Presidente, Dr. Armando Leandro, “(…) Sem qualidade da infância, não há qualidade humana e sem qualidade humana não há desenvolvimento, incluindo o económico(…)”.
“Todos somos poucos na Prevenção, mas… Todos juntos poderemos fazer a Diferença! Prevenir Resulta!”
Maria do Carmo Dinis 
(Presidente da CPCJ de Nelas)

Definição de abusos ou maus-tratos às crianças (OMS): todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.