Câmara atribui 25 mil euros de subsídio às corporações de bombeiros do concelho

Foi assinado hoje, dia 17 de março, pelo Presidente da Câmara e representantes das Associações o Protocolo que atribui 25 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Canas de Senhorim e Bombeiros Voluntários de Nelas no âmbito do apoio regular no que diz respeito à proteção civil, socorro e emergência do Concelho.
O Protocolo, para além do apoio ao funcionamento e formação, pretende dotar o Concelho com equipas permanentes, tecnicamente preparadas para fazer vigilância armada e deteção de incêndios para proceder ao combate e assegurar o rescaldo e a vigilância pós-incêndio, assim como melhorar a cobertura pré-hospitalar através da formação de tripulantes de ambulância de socorro.
Prevê, ainda, intervenções de índole operacional que deverão promover a triangulação de meios, a intervenção musculada inicial e a articulação entre Corpos de Bombeiros do Concelho, bem como a realização de ações de sensibilização para a população local, e por solicitação da Câmara Municipal, dar cumprimento, por parte da equipa, a pequenas tarefas da responsabilidade do Município ou das Juntas de Freguesia.
No seu discurso, o Presidente da Câmara enalteceu todo o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários do Concelho, nomeadamente no combate ao flagelo dos incêndios florestais, e reafirmou a boa e pronta cooperação por parte das Direções na segurança pública e qualidade de vida de todos os munícipes com a convergência de esforços e meios existentes, manifestando-se orgulhoso como responsável máximo da proteção civil dos seus Corpos de Bombeiros.
Este apoio regular (a pagar em prestações mensais de 2.084 euros a cada Corporação) constitui um aumento de 100% relativamente ao concedido no ano de 2015 e a este apoio acrescerá o montante de mais 40.166 euros para obras e equipamentos para cada uma das Associações.
Acrescentou ainda a intenção de reforçar as ações de prevenção como sensibilização para a limpeza de matos e florestas junto das habitações e zonas industriais, e ainda da rede de caminhos agrícolas e florestais, cuja melhoria vai prosseguir.
Todos os dirigentes e ambos os Comandantes dos Corpos de Bombeiros reconheceram o esforço e empenhamento da Câmara de Nelas no apoio financeiro concedido, além do mais num quadro de ajustamento financeiro municipal, e disponibilizaram-se para manter e reforçar a cooperação recíproca entre todos.
Na próxima semana o Presidente da Câmara visitará ambos os Quarteis de Bombeiros e assinará ali os Protocolos que permitirão o reforço da estrutura e meios dos Bombeiros de Nelas e de Canas de Senhorim.
CM de Nelas

1 comentário a "Câmara atribui 25 mil euros de subsídio às corporações de bombeiros do concelho"

  1. A CONDUTA POLITICA DO ATUAL PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE NELAS

    EXCERTO DA ATA DE 08.05.2007

    O Senhor Vereador Dr. José Manuel Borges da Silva perguntou à Senhora Presidente da Câmara se quando fazia cerimónias no Salão Nobre dos Paços do Concelho porque é que não convidava os Senhores Vereadores e protestava porque soube pela comunicão social da realização dessa cerimónia e que isso era um tique salazarento. ————————————— —- A Senhora Presidente da Câmara respondeu ao Senhor Vereador Dr. José Manuel Borges da Silva que a cerimónia foi pública e que isso chegava e perguntou ao referido Vereador se ele queria um convite individual. Mais informou que não fez convites a ninguém e que convidou a população em geral. —————————————————————————————— —- O Senhor Vereador Dr. José Manuel Borges da Silva apresentou a Moção de Protesto que a seguir se transcreve: Apoio ás Associações e garantia da sua independencia face aos partidos ou estratégias partidárias. ——————————————————————————————————— Considerando o imperativo democrático de garantia de apoio e isenção e independência do movimento associativo, apresenta-se a presente moção de protesto pela seguinte postura repetida da Sra. Presidente da Câmara e seus vereadores permanentes: ———————————– A participação do Município em cerimónias publicas sem que toda a Câmara e todos os seus elementos, tenham sido informados e convidados, como aconteceu, entre muitas outras, com a omissão de informação e convite, a mim próprio e aos Vereadores do PS, para recepção do Sport Lisboa e Nelas no salão nobre no passado domingo dia 5 de Maio, pelas 10,30 horas, ou a entrega no passado mês de Janeiro da medalha de ouro aos Bombeiros de Canas de Senhorim, ou a posse dos Orgãos sociais dos Bombeiros de Nelas; ————————————— A instrumentalização das associações para afirmação polÌtica e pessoal deve sobretudo fazer-se pelo projecto e apoio que, visando objectivos bem definidos, lhe deve ser concretamente atribuído; —————————————————————————————– Tais princípios devem naturalmente estender-se a todas as associações e não apenas aquelas que por imediatismo político interessado imediato podem melhor garantir a referida promoção pessoal e política, com prejuízo óbvio da consensualização o mais alargada possível de projectos e actividades.————————————————————————–

    Pedido de publicação o Vereador do CDS/PP
    Manuel Marques

Os comentários estão fechados.