Investigador do Politécnico de Viseu ganha prémio em França.”ACT & Empreende” vai ter lugar a 2 de Março

Nuno Bastos, docente da Área Científica de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu (ESTGV) do IPV e investigador do CIDMA (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações), juntamente com Delfim Torres, docente da Universidade de Aveiro e investigador do CIDMA, e Rui Ferreira, investigador do Grupo de Física-Matemática da Universidade de Lisboa, foram premiados com o “EURASIP Best Paper Award” na conferência “EUSIPCO 2015: 23rd European Signal Processing Conference”, que se realizou em Nice, França.
Os prémios “EURASIP Best Paper Awards” são atribuídos e apresentados anualmente para assinalar as contribuições relevantes publicadas em cada uma das 5 revistas (entre as quais a “Signal Processing”) patrocinadas pela “EUROSIP” (European Association for Signal Processing). Para o “EURASIP Best Paper Award” de 2015 referente à “Signal Processing” eram elegíveis os 1.230 artigos publicados nessa revista entre os anos de 2010 e 2013 (inclusive).
O artigo premiado, intitulado “Discrete-time fractional variational problems” foi publicado na revista “Signal Processing” e apresenta os primeiros resultados clássicos da teoria do cálculo das variações, nomeadamente a equação de Euler-Lagrange e a condição necessária de Legendre, para uns certos operadores fracionários definidos no espaço discreto  INCLUDEPICTURE “cid:image002.png@01D15EA0.D1050340” * MERGEFORMAT .
Na lista de critérios para a escolha do artigo premiado estavam a relevância do tópico, a qualidade técnica do conteúdo, o estilo de apresentação e a originalidade.
“ACT & Empreende” fomenta o empreendedorismo
A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu acolhe no próximo dia 2 de março, pelas 14:00h, mais uma edição do “ACT & Empreende” – evento sobre empreendedorismo, inovação e inserção na vida ativa promovido pelo IPV.
O “ACT & Empreende” é uma iniciativa dirigida a todos os estudantes do Politécnico de Viseu, com particular enfoque junto aos finalistas e diplomados, e tem como objetivo mais lato fomentar uma cultura vocacional empreendedora.
A abertura da sessão está a cargo do presidente do IPV, engenheiro Fernando Sebastião, seguindo-se a intervenção do presidente da AAIPV, Tiago Oliveira

. Do programa do evento releve-se a entrega de prémios aos vencedores do 12º concurso regional Poliempreende, bem como aos melhores alunos finalistas dos diversos cursos das escolas superiores do Instituto Politécnico de Viseu, uma distinção que conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos.

Enfoque ainda para o lançamento do 13º concurso regional Poliempreende, a cargo do vice-presidente do IPV, professor José Santos Costa, e do coordenador institucional do projeto, professor Carlos Alberto Rua. 
Antes do encerramento o programa contempla ainda um painel de comunicações subordinado à temática “Empreender para Ter”. As intervenções estão a cargo do dr. Carlos Marta (presidente da AIRV), dr.ª Marta Rodrigues (diretora do Instituto do Emprego e Formação Profissional de Viseu) e dr. Francisco Pereira (diretor comercial da Caixa Geral de Depósitos).
* Artigo redigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Joaquim Amaral
Comunicação e Relações Públicas | IPV
jamaral@pres.ipv.pt