Sub11-A do SLNelas vai à casa do Campeão (Repesenses) e vence por 4-2

Na última jornada da 1ª volta fomos a Repeses defrontar o Campeão em título. Uma equipa que apesar de nesta época já ter uma derrota por 1-0 com os Pestinhas, continua a ser aquela que mais golos marca e que apresenta o futebol mais organizado, com maior posse de bola e com uma dinâmica de jogo fantástica.
Durante a semana, preparámos a equipa para anular os pontos fortes do adversário, nomeadamente, as diagonais dos jogadores alas, o posicionamento dos avançados, a transição defesa-ataque e a posse de bola dos centrais.
Sabíamos que a nossa equipa tem características que poderiam fazer “mossa” na equipa adversária e através de um bom posicionamento táctico, poderíamos alcançar a vitória.
Para o jogo tivemos ainda uma motivação extra, o pai de um dos nossos atletas prometeu à equipa, um almoço no McDonald`s em caso de vitória…
Apresentámos como equipa inicial: Rafa (gr), Daniel, Francisco, Simão, Igor, Tomás e Ricardo e como suplentes estiveram no banco, Boto, Martinho, Pedro e Tiago.
O jogo iniciou com as equipas equilibradas e desde logo saltou à vista, que a equipa do Repeses não estava a conseguir jogar na sua forma habitual! Não conseguiam trocar a bola, não criavam qualquer tipo de jogada perigosa e quase não se aproximavam da nossa área! Ao invés, os nossos atletas ganhavam a maioria dos despiques diretos, pressionávamos muito alto, criávamos oportunidades de golo e mandávamos no jogo!
Aos 8 minutos, no segundo canto consecutivo, numa jogada que tem vindo a ser trabalhada nos treinos, inclusive para contrariar a defesa zonal que o Repeses pratica nos cantos defensivos, fizemos o 1-0 pelo Ricardo, que dentro da área foi o mais rápido a reagir e à ponta de lança fez o gosto ao pé.
A equipa ganhou ainda mais confiança, continuou a mandar no jogo e foi com naturalidade que o Igor aos 16 minutos, após ganhar a bola no meio do campo, teve uma arrancada fulgurante, passou por um defesa e à entrada da área rematou com potência e colocação, fazendo o 2-0.
O jogo só dava SLNelas, depois de termos criado bastante perigo em dois livres diretos, um marcado pelo Igor e outro marcado pelo Simão, aos 22 minutos após mais um canto, o Tomás com uma entrada de rompante ao 1º poste, teve uma cabeceamento fulgurante e fez o 3-0, um resultado impensável, mas somente para quem não estivesse a ver o jogo.
Fomos para o intervalo a ganhar na casa do Campeão, por 3-0!
No período de descanso, conversámos com os atletas, enaltecemos a atitude, a dinâmica e o sentido posicional colocada em campo, verificámos pormenores e preparámo-nos para a natural alteração comportamental do Repeses, uma equipa que já não perdia em casa há muitos meses e que tudo iria fazer para contrariar este resultado.
O intervalo não trouxe nada de novo, a nossa equipa continuou com muito rigor nas marcações individuais, com os atletas a colocarem muita intensidade nos lances e a serem eficazes!
Aos 28 minutos, uma bola ganha pelo Igor no nosso meio campo defensivo, que rapidamente foi endossada para o Ricardo, que apesar da pressão do defesa adversário, aguentou, segurou a bola, esperou pelo apoio do Tomás, que se desmarcava e passou-lhe a bola para o espaço vazio. O Tomás veloz como um relâmpago isolou-se e fora da área, vendo o guarda-redes adiantado, aplicou um remate potente e fez a bola sobrevoá-lo e anichar-se no fundo da rede. Estava feito o 4-0 em casa do Repeses.
A partir deste momento, faltavam cerca de 20 minutos e a nossa equipa baixou ligeiramente a pressão, juntou mais a equipa e defendemos o resultado, sempre com a baliza adversária na nossa mente.
O Repesenses procurava o golo, mas animicamente estavam de rastos, nada lhes saía bem, defensivamente a nossa equipa estava perfeita e nunca conseguiram criar ocasiões de golo, ao invés, sempre que podíamos, tentávamos contra-ataques venenosos que por pouco não davam golo.
Aos 42 minutos, num livre no nosso meio campo, a bola tocou de raspão na cabeça do Simão e enganou o Rafa. O Repesenses sem merecer conseguia assim, um golo de bola parada. Acentuaram ligeiramente a pressão, começaram a jogar mais dentro do nosso meio-campo, mas as oportunidades continuavam a não surgir. Passaram a jogar com dois avançados lado a lado, mas nem assim! Até que aos 46 minutos, mais um livre a meio-campo, ainda a estávamos a fazer e a orientar a barreira, quando o adversário, sem autorização do árbitro bateu o livre rapidamente e a bola entrou! Questionámos o árbitro e este nada disse e apontou para a validação do golo!
Entretanto, o jogo foi decorrendo e terminou com a nossa vitória brilhante, com o resultado de 4-2. Para além dos 3 pontos, da manutenção do 1º lugar somente com vitórias e da vitória em casa do Campeão, fica também a ideia da maturidade táctica da nossa equipa. Num campo dificílimo, a equipa do Repesenses durante a 1ª parte não conseguiu uma única jogada ofensiva e na 2ª parte só depois dos 4-0 é que lhes permitimos alguns (poucos) lances ofensivos.
No final do jogo, o choro dos nossos adversários contrastava com a imensa alegria dos nossos atletas. No Desporto tal como na Vida, umas vezes perdemos e noutras ganhamos! Desta vez calhou-nos a nós!
Foi com satisfação que os atletas comeram os prometidos e merecidos “Hapy Meal”.
O próximo jogo será no dia 9 de Janeiro de 2016, com os Pestinhas em Tondela e até lá, vamos comemorar, desfrutar a liderança isolada e desejar votos de Feliz Natal para todos e um Bom Ano de 2016.
Visitem a nossa página do Facebook: Benjamins S L Nelas

Saudações Desportivas, Bancada Nelense