Jornadas sobre incêndios florestais em Viseu

Foi no passado sábado, no espaço da Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu que a Federação do Bombeiros do Distrito de Viseu realizou as 1ª Jornadas sobre Incêndios Florestais onde se debateu o tema “Um paradigma em mudança”.
A sessão de abertura foi composta pelo Dr. José Amaro, presidente da Federação Distrital dos Bombeiros de Viseu, pelo comandante Jaime Marta Soares, Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, pelo CADIS Centro-norte António Ribeiro. pelo vice-presidente Câmara Municipal de Viseu Dr. Joaquim Seixase ainda o presidente da Assembleia Geral da Federação dos Bombeiros de Viseu, Dr. António Costa.
Ao Dr. José Amaro foi incumbida a missão de iniciar os discursos da abertura onde mencionou que a razão da existência das jornadas são precisamente os bombeiros, entregando as boas vindas e o desejo de um excelente dia de trabalhos.
António Ribeiro entregou as boas vindas e saudou a organização destas jornadas. Mencionou ainda que “este ano foi manifestamente positivo quanto a acidentes em combate (…) e aí que está o vector para uma mudança de paradigma no combate aos incêndios florestais, a segurança”
O Presidente da Liga, Jaime Soares, falou que os incêndios florestais ao invés “de ser um paradigma em mudança deve ser porventura uma mudança de paradigma” mencionando também que “os fogos evitam-se não se combatem”. Apesar do ano que passou ter “o melhor dispositivo de sempre (…) o problema dos incêndios florestais está na incompetência do ordenamento florestal”.
A parte da manhã foi moderada por Jaime Marta Soares, onde foram oradores o professor dr. Luciano Fernandes Lourenço da faculdades de Letras da Universidade de Coimbra que falou sobre “Os novos desafios para uma velha problemática”. Seguiu-se o Eng. Emanuel Oliveira que apresentou “Os grandes incêndios florestais e as suas implicações na prevenção e combate”. Terminou o painel da manhã o Dr. Hugo Sarmento, dos Bombeiros Voluntários de Tarouca que falou sobre “Os Limites físicos e fisiológicos dos Bombeiros”.
Na parte da tarde, a mesa moderada pelo CODIS de Viseu, Luís Campos, contou com a presença do Adjunto Pedro Caldeira da Força Especial de Bombeiros (FEB) que falou sobre “A importância da imagem na afirmação do Socorro” dando como exemplo o trabalho da FEB nesta matéria.
O Director do Portal Bombeirosparasempre, Ricardo Correia trouxe às jornadas a importância dos cuidados a ter na relação entre “As Redes Sociais e os Bombeiros”.
A tarde terminou com o Jornalista e psicólogo Dr. Hernâni carvalho que falou sobre o tema “Os incêndios florestais e a relação com a comunicação social”.

Nota Editorial: O BPS agradece o convite para participar nestas jornadas e acima de tudo a simpatia e amabilidade das organizações dos corpos de Bombeiros deste distrito em eventos desta natureza, marcados por uma qualidade muito acima da média. O nosso agradecimento especial à federação de Bombeiros do Distrito de Viseu, na pessoa do Presidente da Direcção e também do Comandante Filipe Almeida, dos BV Nelas, por sempre nos incluirem como parceiros nestas iniciativas. Parabéns pelo sucesso!

BPS