Citroen de Mangualde impulsiona produção nacional de automóveis e reforça solidez do pólo industrial Nelas – Mangualde

– A PSA, com um aumento em Janeiro e Fevereiro de 43,2% nas vendas, tem largas dezenas de trabalhadores do concelho de Nelas e serve também de forte alavanca, a juzante, para empresas de componentes situadas no concelho “coração do Dão”
– Vinda dos AQUINOS, novo investimento estruturante da LUSOFINSA e crescimento e solidez da PSA, são notícias muito animadoras para o concelho de Nelas e para  toda a região
Até Fevereiro deste ano, a produção de automóveis subiu 15,1%, em Portugal,  para um total de 28.227 unidades. No segundo mês do ano o crescimento foi ainda mais significativo com um aumento de quase 36%. A impulsionar este fenómeno está a fábrica de Mangualde da PSA, a que maior crescimento está a ter no início deste ano.
A unidade da Peugeot e da Citröen no centro do país é a que regista um crescimento maior nos dois primeiros meses do ano, com um aumento de vendas de 43,2%. A produzir os modelos Partner e Berlingo a fábrica está a beneficiar do bom desempenho destes comerciais no mercado europeu.
A Autoeuropa estancou o período de decréscimo e parece estar a iniciar um trajecto de recuperação dos níveis de produção. No mesmo período, registou uma subida de 2,9%, num total de 15.750 carros fabricados.
Com a interrupção da produção dos Isuzu em Vendas Novas são agora quatro as fábricas que produzem automóveis em Portugal. Mas destas, há que ter em atenção que a Autoeuropa e a PSA valem 97% do volume total, e a Mitsubishi do Tramagal e a Toyota Caetano apenas 3%.
Analisando apenas o mês de Fevereiro, foram produzidos 16.225 veículos automóveis, ou seja, um acréscimo de 35,8% face ao mês homólogo do ano anterior. Este valor da produção situa-se 8,2% acima da produção média em Fevereiro nos últimos cinco anos (14.993).
Do total de veículos produzidos em Fevereiro de 2014, destinaram-se à exportação 15.801 veículos, ou seja, 97,4% da produção nacional e mais 35,2% do que as exportações no mês homólogo do ano anterior.
Por local de destino, a Europa absorveu 80,9% das nossas exportações de veículos automóveis nos dois primeiros meses do ano, ou seja, mais 1,2 pontos percentuais do que no mesmo período do ano anterior. A Ásia absorveu 15,2% (mais 1,9 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2013) e a América absorveu 3 por cento. A Alemanha (18,5%) e a França (16,3%) mantêm a liderança dos nossos principais mercados de exportação.

2 comentários a "Citroen de Mangualde impulsiona produção nacional de automóveis e reforça solidez do pólo industrial Nelas – Mangualde"

  1. Querem lá ver que Borges da Silva também impulsionou a produção na PSA

    • Tem razão anónimo das 08:31.
      Não gostaria de ver a Folha do Centro, de que sou leitor desde o início da sua publicação, transformada num "news letter" da Câmara.

Os comentários estão fechados.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies