Cu´s mesmo molhados dançaram ao som da valsa Cabanense

      As condições metereológicas desfavoráveis, que já tinham obrigado ao cancelamento do desfile das crianças no Carnaval de Cabanas de Viriato, foi ultrapassada pela tenacidade dos foliões e dos promotores da grande dança Cabanense – a Dança Grande. Enquanto a chuva caía copiosamente, a organização foi emitindo a incerteza da saída da dança, ao mesmo tempo que agradecia a comparência dos turistas, marcando para as 16 horas, o anúncio da decisão acerca da suspensão ou não do desfile carnavalesco. A incerteza sobre o estado do tempo, alternando a chuva com algumas abertas, alimentava dos milhares de pessoas que se mantinham junto à sede da     Associação do Carnaval, acabando por verem a sua resistência compensada.

     Eram 4 da tarde em ponto, quando se deu uma aberta no céu (parece que o São Pedro é mesmo festeiro) e o corso arrancou de imediato, bem composto de foliões logo de início, incorporando cada vez mais festeiros ao longo do seu percurso. Percorreu a parte norte da vila e não parou mais, apesar da chuva, a meio do percurso, ter surgido com alguma intensidade, para depois voltar a parar até ao final do desfile.
     O estímulo permanente à criatividade, características únicas do entrudo de Cabanas de Viriato, existente desde o século XIX, sentiram-me como é hábito de forma indelével, sempre bem patentes na alegria com que centenas de jovens e adultos faziam tocar os “Cu´s” uns nos outros, ao ritmo da velhinha Valsa do Carnaval, cujo nome inicial foi Dança dos Bombos, para passar a ser chamada Dança dos Cús ou Dança Grande, tocada pela Banda Filarmónica da própria vila de Cabanas, este ano com um novo e magnífico equipamento sonoro, que debitou ainda mais decibeis para todos os presentes.
    O grande artista de música popular Portuguesa, Quim Barreiros, também ele muito satírico e metaforicamente picante, levou o público ao rubro, constituindo um dos momentos altos de uma das mais mediáticas manifestações carnavalescas do país.

Este portal utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização Saiba mais sobre privacidade e cookies