Borges da Silva exige do governo “um quadro mínimo de três médicos” em Canas de Senhorim

– Vila tem agora apenas um médico no posto de saúde e tutela assegura que em Abril colocará mais um clínico apenas, rejeitando que sejam necessários três
Foi num comunicado enviado à comunicação social, que o presidente da Câmara de Nelas, José Borges da Silva, fez um diagnóstico do funcionamento do serviço de saúde na segunda maior localidade do concelho : “tomámos conhecimento, em Fevereiro, que o posto de saúde de Canas dispunha de apenas um médico, em virtude da reforma de um dos dois médicos que tinha”. O autarca de Nelas, diligenciou logo para “esta inaceitável situação que coloca em risco uma significativa parte da população do concelho de Nelas”. Lembramos que em Canas de Senhorim residem mais de 3 mil pessoas.
Borges da Silva explica que teve uma reunião com o diretor do posto médico para se inteirar da situação e outra com os presidentes das Juntas de Freguesia de Canas de Senhorim e de Lapa do Lobo, tendo ficado decidido pedir uma audiência ao diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde de Dão-Lafões, Marques Neves.
Segundo o autarca, nessa reunião foi transmitida a Marques Neves “a enorme preocupação com a situação que se vive no posto médico de Canas de Senhorim”, tendo sido dada a informação de que “não existiam médicos disponíveis para colocar em permanência e que a questão só seria resolvida no mês de Abril”.
“A Câmara de Nelas e as Juntas de Freguesia consideram imprescindível que rapidamente a situação seja alterada e que aquele posto seja dotado não de dois médicos mas de um quadro mínimo de três clínicos, para fazer face aos mais de quatro mil utentes inscritos e a uma população de mais de cinco mil pessoas”, sublinha Borges da Silva.
O autarca lembra que a população tem “especificidades que recomendariam um acompanhamento mais próximo e atento, como é o caso dos ex-trabalhadores das minas da Urgeiriça”.
Contactado pela agência Lusa, Marques Neves explicou que está prevista a colocação de “um clínico em regime de 40 horas” no posto de Canas de Senhorim, uma situação que deverá ficar resolvida em Abril.
No entanto, segundo o responsável, “não são necessários três clínicos” neste posto médico.
“Nestes últimos anos sempre foram dois médicos e nunca houve qualquer tipo de problema”, afirmou, explicando que a reforma de um deles é que “criou alguns problemas”, por não haver capacidade de substituição imediata.
Marques Neves afirma que o posto médico “tem cerca de quatro mil utentes inscritos e neste momento dois médicos garantem uma população mínima de cerca 3.800 pessoas – não se ia lá colocar um médico para 200 pessoas”.
Ainda que a população possa ser de cinco mil pessoas, como refere o presidente da Câmara, Marques Neves explicou que “há muitas pessoas inscritas na USF (Unidade de Saúde Familiar) Estrela Dão” e também “pessoas que têm atendimento noutras unidades de concelhos vizinhos”, por vontade própria.

10 comentários a "Borges da Silva exige do governo “um quadro mínimo de três médicos” em Canas de Senhorim"

  1. Então só publicam o comunicado do BS? Antes saiu um da Junta de Canas. O jornalista não gosta nada de Canas pelos vistos.

  2. Caro LEITOR – antes de comentar desta forma , deveria primeiro perguntar : O jornalista não recebeu o comunicado da JUNTA de CANAS ? E o jornalista responderia : NÃO, não recebeu !! Saudações jornalísticas

  3. Gosto particularmente do "EXIGE". É um "bicho" este rapaz…
    Para não falar no "domínio" dos números. Detalhes…
    Bem escolhida a fotografia. Fica sempre bem uma secretária atolada de papelada e dossiers…

  4. o comunicado de Canas carece de verificação de validade, ao fundo do mesmo aparece Junta de freguesia e mais à direita mrccs, de quem é afinal o comunicado?

  5. Então! Borges da Silva em campanha disse: se ganhasse as eleições que colocaria mais um médico no centro de saúde de nelas!
    Onde está esse médico?
    Um dos seus famigerados apoiantes neste mesmo site disse: que foi o politico mais rápido do mundo a cumprir uma promessa eleitoral!
    Onde está esse cumprimento de promessa
    Apenas e para já só digo: MENTIROSOS

  6. Antes destas tretas de Borges da Silva, já a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim tinha reunido com Marques Neves, demonstrando a preocupação que tem com as suas gentes, disso foi dado conhecimento pelo Dr. Marques Neves no dia em que juntas e câmara foram a Viseu.
    Borges da Silva para varrer a sua testada e limpar a sua imagem lança agora este miserável comunicado, muito preocupado com a falta de médicos no concelho.
    Longe vai o tempo que Borges da Silva respeitava as populações de CANAS, hoje, Canas de Senhorim é tão só e apenas mais uma freguesia do Concelho.
    Como Canense só espero que não deixem perder o Agrupamento de Escolas!

    • Se a Junta de Freguesia de Canas já tinha reunido com Marques Neves, porque razão assinou uma carta a 12 de Fevereiro a solicitar a reunião? As tretas da Junta notam-se a milhas.

  7. DA ANÁLISE POLITICA:
    Borges da Silva está feito num molho de brócolos, a atividade politica em Canas ou há-de ser liderada por Alexandre Borges ou pelo seu amigo de sempre Luís Pinheiro.
    Dizem também por aí que Luís Pinheiro e Manuel Marques, não descolam politicamente um do outros. Isso também enfurece Borges da Silva, que vê o seu grande opositor, adversário e inimigo figadal desde há muitos anos a marcar pontos em Canas de Senhorim.
    Se Manuel Marques não sair do País como se consta, certo é que ele será candidato em 2017, o que esfria ainda mais as relações entre Luís Pinheiro e Borges da Silva.
    Manuel Marques eleito em tempos inimigo de Canas de Senhorim, burilou a sua imagem perante a população de Canas de Senhorim enquanto vereador de Isaura Pedro desde 2005 a 2009.
    Também muito estranha é a posição de Adelino Amaral, presidente da Comissão politica do Partido Socialista de Nelas, homem que colou os fragmentos dos PS desde a derrota do dinossauro Dr. José Lopes Correia, que pouco ou nada se vê nas atividades organizadas pelos seus camaradas.
    Ainda hoje, o executivo socialista visita a sua freguesia e Adelino Amaral, Senhorim, e ele não comparece.
    Tudo isto é muito estranho!
    No entanto, Borges da Silva nunca será ninguém sem o apoio do Partido Socialista e da sua máquina.
    Também ouvimos dizer que Borges da Silva quer colocar no PSD de Nelas, pessoas de sua inteira confiança, salvaguardando uma eventual rotura com o Partido Socialista.
    Não seria novidade nenhuma pelo tratamento de Borges está a dar às pessoas do partido, às suas politicas contra a vontade de alguns notáveis PS.
    Vejamos o que aconteceu ao Dr. José Vaz.
    Vamos aguardar.

  8. «Anonymous27 de Fevereiro de 2014 às 09:01
    Antes destas tretas de Borges da Silva, já a Junta de Freguesia …»

    Isto é a triste realidade,Criada por Luis Pinheiro,Manuel Marques,Isaura Pedro,JOSÉ CESÁRIO e demais PSD`s que COLOCARAM CANAS nesta TRISTE SITUAÇÃO

  9. a junta teve reunião, onde? no rui dos leitões hihihha ha, brincadeira tem hora, o que a junta (digo ex-presidente e muchachos) é que a situação se degrade ao máximo, pra depois se lançarem nas tais reuniões ficticias e aldrabonas

Os comentários estão fechados.