Unidade EMPREENDE promete um apoio eficaz a novos investimentos no concelho

Foi na presença de centenas de participantes que encheram o Multiusos de Nelas, que a autarquia apresentou hoje o mais recente serviço autárquico denominado “Unidade Empreende”, estrutura de consultoria e gestão activa de apoio a empresas, empresários, jovens e desempregados do Concelho. A “Unidade Empreende” vem reforçar o esforço continuado do executivo actual na captação e apoio à instalação de novas indústrias e novos empregos e apoioa aos existentes, auxiliando e informando os cidadãos empreendedores e potenciando o desenvolvimento da economia local, social, cultural e desportiva.
Nas palavras do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Borges da Silva, a “Unidade Empreende” constitui um elemento essencial para atribuir “um novo dinamismo à Câmara Municipal de Nelas, instituição que está vocacionada, com meios financeiros, humanos e técnicos, para ser constantemente a parceira quer da criação de emprego, quer das iniciativas empreendedoras e empresariais, quer no apoio à juventude e às suas iniciativas.” 
Do conjunto de acções que têm vindo a ser desenvolvidas neste âmbito, desde workshops a sessões de informação e esclarecimento, o “Seminário de Empreendedorismo, Criação Local de Emprego e Oportunidades de Investimento”, que teve lugar hoje, dia 21 de Fevereiro 2014, no Auditório do Edifício Multiusos, contou com a intervenção da Técnica do Instituto Português do Desporto e Juventude Dra. Natália Mendes, onde estiveram presentes mais de 200 alunos da Escola Secundária de Nelas e de Canas de Senhorim. 
O período da tarde foi preenchido com os painéis “Empreendedorismo e Criação de Empresas”, pelo Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, Dr. João Cotta, “Apoios e Incentivos à Contratação”, pela Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viseu, Dra. Maria Rodrigues, “Apoio a Microempresas e Agro-Indústria”, pelo Coordenador Técnico da Associação de Desenvolvimento do Dão, Dr. Emanuel Ribeiro, “Eixo 3 – FINICIA – Fundos Municipais”, por um representante do IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação, IP, Eng.º Francisco Pegado, “A inovação e o Empreendedorismo na Estratégia CRER 2020”, pelo Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Dr. José Alberto Ferreira e a “Criação de Novas Empresas: Apoios e Incentivos”, pela Diretora do Núcleo de Identificação, Qualificação e Gestão de Remunerações da Segurança Social, Dra. Gilda Custódio. O Seminário culminou com debate moderado pela Vereadora da Câmara Municipal de Nelas, Dra. Sofia Relvas. 
No âmbito da sua política de Empreendedorismo, a Autarquia pretende ainda desenvolver a médio e a longo prazo um conjunto de acções que passam pela criação de  Regulamentos e Incentivos Financeiros para implementação de empresas, constituição de uma Plataforma para o Empreendedor, dinamização das Zonas Industriais, do Comércio Tradicional, do Turismo, bem como a promoção de iniciativas diversas ao longo do ano de forma a envolver a comunidade.