Rolha inteligente fornece preciosas informações sobre o vinho

Desenvolvida na Universidade de Aveiro (UA), uma rolha do futuro vai permitir, através de um normal telemóvel ou computador, receber informações sobre o vinho que o pequeno cilindro de cortiça protege. Nome da bebida, números de série, do lote e da produção e a origem da bebida são apenas alguns dos dados a que o consumidor poderá ter acesso com um simples clique no telemóvel.
O segredo da rolha pensada especialmente para vinhos e espumantes reside no interior onde, envolvida pela cortiça, há um circuito electrónico e uma minúscula antena que emite a informação aos consumidores. O projecto da UA pretende contornar as fraudes a que os rótulos das garrafas podem estar sujeitos e assegura que o consumidor compra exactamente aquilo que quer beber.
“A rolha tem inserido uma antena que integra um chip RFID [identificação por radiofrequência], o mesmo que é utilizado, por exemplo, nos acessos a transportes públicos, gestão de acesso a edifícios ou nos sistemas de portagens das autoestradas”, explica Ricardo Gonçalves. O aluno de Doutoramento do Departamento de Engenharia Electrónica, Telecomunicações e Informática (DETI) da UA, e inventor da rolha, garante que o sistema, com um número de identificação único para cada uma, “permite identificar as garrafas através da rolha sem depender de rótulos que podem ser removidos e adulterados”. Pelo contrário, “se o RFID for modificado isso é detectável”.